Pesquisadores avaliam contaminação por fumo em pelotenses

26 de Agosto de 2010

Pesquisadores em Epidemiologia realizam nesta sexta-feira, 27, ação inédita para avaliar o nível de contaminação pelo fumo na população de Pelotas. A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8). Alunos de mestrado e de doutorado em Epidemiologia estarão durante todo o dia na esquina das ruas Sete de Setembro com Andrade Neves realizando o exame de monitoramento de monóxido de carbono. Esse exame é feito através do sopro em bocal descartável de um aparelho chamado Monoxímetro. Segundo o organizador da ação, o doutorando Fernando César Wehrmeister, o exame é rápido, simples, indolor e é gratuito. “A previsão é realizar o teste em 500 pessoas, informando o resultado e orientando sobre os riscos à saúde”, explica Wehrmeister.

De acordo com a coordenadora e proponente do evento, a professora e médica Ana Maria Menezes, o monóxido de carbono é uma substância tóxica contida no cigarro. Sua ação inibe a oxigenação do sangue e pode causar doenças crônicas mesmo em pessoas que não fumam, mas que estão expostas à fumaça do cigarro.

A expectativa dos pesquisadores é de que o nível de intoxicação por monóxido de carbono em não-fumantes seja gradativamente reduzido em Pelotas, devido à implantação, no final de 2009, da Lei 5.636 que proíbe o fumo em ambientes fechados coletivos. “Neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, mais do que conscientizar as pessoas sobre os riscos, nós temos que comemorar a conquista dessa Lei e cumprimentar os empresários que aderiram ao “fumo zero”, mesmo antes de o Poder Público implantar a fiscalização”, afirma Menezes.