Aprovados no Pré-Vestibular Desafio iniciam vida acadêmica

24 de Agosto de 2010

solenidade-desafio.jpg O reitor da UFPel, Antonio Cesar Borges, recebeu nesta segunda-feira(23), no Campus Porto, grupo representativo dos 59 aprovados no Pré-Vestibular Desafio, que estão ingressando em diferentes cursos da Universidade e também em cursos do IF-Sul. Criado na primeira gestão de Cesar Borges, o curso Desafio conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. e é ministrado por estudantes da UFPel.

Na oportunidade, o reitor lembrou que o curso nasceu da necessidade de oferecer aos estudantes com dificuldades de arcar com o custo de um curso particular, um reforço de conhecimentos em preparação ao vestibular. “O curso, de pronto, obteve o decisivo apoio dos alunos da Universidade, que se empenham em ministrar as aulas, abrindo mão de seu tempo de lazer”.

pedro-e-kelvin.jpg Presente à solenidade, acompanhado do filho Kelvin, o estudante venezuleno Pedro José Chávez Contreras, 51 anos, foi apresentado como um símbolo do projeto Desafio e um exemplo a ser seguido. E não é para menos: a história de Pedro na UFPel começou em 1986, quando ele era um jovem de 24 anos, que sonhava ser médico veterinário. Depois de cumprir quase todas as disciplinas do curso, divergências entre o convênio existente entre instituições do Brasil e da Venezuela interromperam o sonho do estudante venezuelano e se converteram em um processo judicial que se arrastou por muitos anos, sem um resultado exitoso.

Cansado de lutar, mas sem desistir de seu alvo, Pedro Contreras ingressou no curso Pré-Vestibular Desafio e, depois de quatro anos, acaba de conquistar um vaga no curso de Agroindústria, que pretende cursar até o fim. “Depois de formado, entrarei no curso de Veterinária como portador de título, pois faltam apenas cinco disciplinas para terminar minha formação”, revela, sem esconder a emoção.