Capacitação em Recursos Hídricos encerra com campanha de medição hidrométrica no Rio Piratini

2 de Agosto de 2010

recursos-hidricos.JPG O encerramento do Curso de “Capacitação e Difusão de Conhecimentos e Práticas em Recursos Hídricos”, promovido pelo grupo de “Hidrometria” da Engenharia Hídrica da UFPel ocorreu na última sexta-feira(30) em uma atividade prática realizada na estação hidrométrica em Pedro Osório (Pedro Osório 88641000), onde os professores, apoiados pela equipe de hidrólogos e hidrometristas da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), realizaram uma campanha de medição no mesmo formato dos demais realizados em outras estações de monitoramentos hidrometeorológicos da rede operada por aquela empresa governamental brasileira.

medida-hidrica.JPG O momento oportunizou a todos os participantes experimentar a medição de vazão líquida e sólida no Rio Piratini, sendo estas realizadas com auxílio de embarcações da CPRM e da Engenharia Hídrica. Também foi possível a interação entre docentes, discentes e corpo técnico da CPRM, momento no qual os alunos observaram e executaram, a campo, as tarefas de medidas de velocidade da água, coleta de amostras para análises sedimentológicas e de qualidade da água.

No encontro, o grupo teve a oportunidade de realizar atividades práticas relacionadas às áreas de atuação de profissionais atuantes na área de diagnóstico, monitoramento e gestão de recursos hídricos, especialmente dos engenheiros hídricos. Para tanto, as amostras coletadas para obtenção da concentração sedimentos, foram encaminhadas ao laboratório da CPRM em Belo Horizonte-MG, órgão que dá o suporte técnico/analítico a toda rede hidrossedimentométrica nacional. Os dados obtidos farão parte do sistema Hidros da Agência Nacional de Águas, parceira permanente do Grupo de Hidrometria e apoiadora dessa capacitação, sendo base de banco de dados que alimentarão projetos de pesquisa do grupo.

eng-hidrica.JPG Essa atividade de encerramento da Capacitação foi realizada com o apoio da CPRM, em nome da gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Porto Alegre /CPRM, engenheira civil e hidróloga, Andréa de Oliveira Germano e seus técnicos hidrometristas, e com o suporte financeiro do CNPq.

Segundo o professor Gilberto Loguercio Collares, coordenador da Engenharia Hídrica da UFPel, o encontro aproximou ainda mais as relações de ensino e pesquisa com a CPRM, especialmente na área de hidrologia e de monitoramento de águas superficiais e subterrâneas.

O grupo de Hidrometria da Engenharia Hídrica manifesta satisfação de concluir mais uma etapa de muitas atividades já iniciadas e que terão continuidade em vista à demanda por capacitação e treinamento que essa área demanda.