Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Seleção de aluno especial no pós em Artes

28 de Julho de 2010

Estarão abertas de 2 a 27 de agosto as inscrições para processo visando a seleção de alunos especiais para o pós-graduação, especialização, em artes visuais do Instituto de Artes e Design(IAD) da UFPel. Confira todas as informações no Edital abaixo.

 

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2010

 

A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Artes – Especialização Lato Sensu – Área de concentração: Artes Visuais torna público, para conhecimento, o processo de seleção de candidatos interessados em cursar disciplinas regulares e/ou optativas como aluno especial do referido Curso, nos termos estabelecidos neste Edital.

           

 

I - DA INSCRIÇÃO

 

1.        As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas regulares e/ou optativas como aluno especial do Curso de Pós-Graduação em Artes – Especialização Lato Sensu – Área de concentração: Artes Visuais da UFPel estarão abertas no período de 2 de agosto a 27 de agosto de 2010  na Secretaria do CURSO, na sala 320, do Instituto de Artes e Design, localizado na rua Alberto Rosa, nº 62, Pelotas, RS. Os interessados em cursarem disciplinas regulares e/ou optativas, como aluno especial do Curso de Pós-Graduação em Artes – Especialização Lato Sensu – Área de concentração: Artes Visuais, poderão solicitar inscrição em 2 disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2010.

2.        Poderão inscrever-se como candidatos à terminalidade Patrimônio Cultural, os Graduados em Artes Visuais (nas modalidades Licenciatura e Bacharelado), História, Museologia, Arquitetura e Urbanismo, ou outros, a critério da Coordenação do Programa. Na terminalidade Ensino e Percursos Poéticos, poderão inscrever-se como candidatos os Graduados em Artes Visuais (nas modalidades Licenciatura e Bacharelado), ou outros cursos, a critério da Coordenação do Programa.

3.        É obrigatório o preenchimento do Requerimento de Inscrição obtido na Secretaria do Curso. O requerimento de Inscrição deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:

a) Fotocópia do Diploma de Graduação ou atestado de conclusão de Curso que deverá ser substituído no ato de efetivação da matrícula.

c) Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

d) Fotocópias da Carteira de Identidade, CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista e da Certidão de Casamento, em caso de mudança do nome.

e) Comprovante de pagamento de uma taxa de inscrição do processo seletivo, no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), por disciplina, depositada na conta da FAU PROJETO ARTES, abaixo-indicada:

Banco do Brasil (001)

Agência 3124-0

Conta 9092-1

4.        Juntamente com o Requerimento de Inscrição o candidato deverá apresentar uma carta de intenções (máximo com duas páginas, digitadas em espaço dois, fonte Times New Roman, corpo 12, papel A4, margens 2,5 cm), na qual apresentará os motivos pelos quais se interessa em cursar a(s) disciplina(s). Podem ser anexados documentos que comprovem o(s) motivo(s) exposto(s) na carta de intenções.

5.        Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Curso poderão se inscrever enviando toda a documentação e o requerimento de inscrição via Correio (Sedex), desde que seja respeitado a data limite de postagem de 20 de agosto de 2010, ou se fazer representar por outra pessoa devidamente autorizada, via procuração. Não serão aceitas as inscrições enviadas que chegarem após essa data.

6.        Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência sobre a documentação requerida para a inscrição.

7.        Maiores informações podem ser obtidas na secretaria do Curso, na sala 320 do prédio do Instituto de Artes e Design, localizado na rua Alberto Rosa nº 62, Pelotas, RS ou pelo telefone (53) 3284 5519. E-mail: posgraduacao.artes@gamil.com

 

II - DA SELEÇÃO

 

O Colegiado do Curso no ato da seleção levará em consideração os motivos apresentados na carta de intenções e as ações profissionais do candidato frente aos conteúdos das disciplinas.

 

III - DAS VAGAS

 

As vagas oferecidas para alunos especiais são decorrentes do não preenchimento pelos alunos regulares e estão assim disponibilizadas:

 

PATRIMÔNIO CULTURAL

 

a) Disciplina: ARTE, HISTÓRIA E PENSAMENTO NOS SÉC. XIX E XX

Total de vagas: 20 – incluindo alunos regulares.

Dia e Horário: Segunda, as 19 horas.

Local: IAD/ UFPel.

Ministrantes: Prof. Carlos Alberto Ávila Santos, Profa. Carmen Regina Bauer Diniz e Profa. Ursula Rosa da SIlva

Carga horária/créditos: 51/3

Ementa: Análise das manifestações artísticas como produto e produção de idéias geradas no contexto social do Brasil, a partir de suas relações com as correntes filosóficas dos respectivos períodos históricos.

 

b) Disciplina: CADASTRAMENTO E REGISTRO

Total de vagas: 20 – incluindo alunos regulares.

Dia e Horário: Quarta, as 19 horas.

Local: IAD/UFPel

Ministrante: Prof. Daniel Maurício Viana

Carga horária/créditos: 51/3

Ementa: Procedimentos e metodologia da abordagem de bens culturais. O levantamento cadastral e os recursos gráficos de registro e arquivo. Sistematização e leitura teórico/crítica das informações coletadas.

 

ENSINO E PERCURSOS POÉTICOS

 

a) Disciplina: TRABALHO DOCENTE E TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS

Total de vagas: 20 – incluindo alunos regulares.

Dia e Horário: Segunda, as 19 horas.

Local: IAD/ UFPel.

Ministrante: Profa. Claudia Mariza Mattos Brandão

Carga horária/créditos: 51/3

Ementa: Tem-se como preocupação desenvolver investigações sobre os processos de trabalho docente e as trajetórias de professores de Artes Visuais, incluindo estudos que envolvam os saberes e tendências pedagógicas contemporâneas.

 

b) Disciplina: ICONOLOGIA DA ARTE

Total de vagas: 20 – incluindo alunos regulares.

Dia e Horário: Quarta, as 19 horas.

Local: IAD/UFPel

Ministrante: Prof. Carlos Alberto Ávila Santos

Carga horária/créditos: 51/3

Ementa: Através de diferentes leituras de obras de arte, a disciplina apresenta um panorama da produção artística dos séculos XIX, XX e XXI, relacionando-o com os contextos políticos e sociais dos diferentes períodos.

c) Disciplina: ARTE E CULTURA NA AMÉRICA LATINA

Total de vagas: 20 – incluindo alunos regulares.

Dia e Horário: Quinta, as 19 horas.

Local: IAD/ UFPel.

Ministrante: Profa. Mari Lúcie da Silva Loreto

Carga horária/créditos: 51/3

Ementa: Desenvolve investigações acerca das manifestações artísticas e culturais na América Latina ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, as diferentes produções, popular e erudita, interpretação de conceitos e interesse mediante as relações com os sistemas de aliança e modelos políticos educacionais locais no mundo.

IV – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

Os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail e/ou telefone, sobre a data e horário de efetivação da matrícula.

 

V - DISPOSIÇÕES FINAIS

 

a)      A inscrição neste processo de seleção implica na aceitação plena de todos os termos emitidos nesse Edital.

b)      Os interessados que tiverem sua solicitação deferida e não comparecerem no dia estipulado para matrícula, não poderão fazê-la em outra data.

c)      Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Artes – Especialização Lato Sensu – Área de concentração: Artes Visuais.

d)      O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento dos Cursos Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.

 

 

Pelotas, 13 de julho de 2010.

 

___________________________________

Prof. Carlos Alberto Ávila Santos

COORDENADOR DO CURSO

 

De acordo:

 

__________________________________

Prof. Manoel de Souza Maia

PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPEL

 

 

 

___________________________________

Prof. Antônio César Borges

REITOR DA UFPEL

 

 


 


 

 

Seção: Notícias