Programa Segundo Tempo na UFPel

28 de Julho de 2010

projeto_2_-tempo.jpgO Programa Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte em parceria com a UFPel que promove o acesso aos esportes em turno oposto ao da escola. O objetivo do programa é de promover a inclusão social, a qualidade de vida e o desenvolvimento das aptidões de crianças expostos a riscos sociais.

O núcleo piloto de Pelotas, na Faculdade de Educação Física (Esef), existe desde 2009 e optou por trabalhar com crianças com algum tipo de deficiência. Participam do projeto um total de cem crianças entre sete e 17 anos, sendo que 70 possuem alguma deficiência. Segundo o coordenador do programa, professor Alexandre Marques, esta medida tem o objetivo de promover a inclusão. “Promovemos a inclusão de crianças e jovens com deficiências, sem excluir quem não as têm”, disse.

Entre os benefícios propostos está a melhoria no convívio, o aumento da autoestima e das habilidades motoras e a melhoria da saúde.  De acordo com o professor, os benefícios são facilmente percebidos. Segundo ele, alguns chegaram conseguindo locomover-se apenas com a ajuda do andador e agora não precisam mais do aparelho.

O Segundo Tempo também trabalha com atividades complementares, no caso do núcleo de Pelotas, as atividades complementares são na área de Artes. De acordo com a bolsista do IAD que desenvolve este trabalho, Andrea Oliveira, assim como as atividades esportivas beneficiam os participantes em todas as situações de suas vidas, as artes também tem este poder. É isto que Andrea procura trabalhar com as crianças. “Através de várias técnicas, procuro mostrar que os trabalhos podem promover o conhecimento do mundo que os cerca e também autoconhecimento. Provoco-os a trazer a riqueza de imagens do cotidiano para que eles possam expressar tudo o que têm de bom”, disse.

A bolsista ainda relatou um fato que marcou estes dois anos de trabalho no programa. Segundo ela, um dos alunos não conseguia recortar direito, tremia muito e chegava a suar. Ela foi tentando ajudá-lo de várias formas. Levou tesouras de vários tipos e tamanhos, aos poucos o jovem começou a melhorar e hoje ele recorta muito bem. “Era um sofrimento para ele, quando ele conseguiu recortar sozinho, comemorou como se fosse um gol”, destacou Andrea.

Os encontros acontecem quatro vezes por semana no turno da tarde, das 14h às 18h, neste intervalo um lanche é oferecido aos participantes. “Esta é outra característica importante do programa, o reforço alimentar, tendo em vista que o público atendido é de baixa renda”, lembrou o professor Alexandre Marques.

Recreio nas Férias movimenta Esef

Acontece até a próxima sexta-feira (30), na Esef, o Recreio nas Férias. Ligado ao Programa Segundo Tempo, durante toda esta semana, as crianças participam de atividades de expressão corporal, recreativas, lúdicas, esportivas, artísticas e teatrais. Em destaque está o passeio, realizado nesta quarta-feira, ao Museu Oceonográfico e a participação da Faculdade de Veterinária, que fará atividade de Zooterapia.