Prefeituras da região buscam parceria com a UFPel

23 de Julho de 2010

foto.jpg Em reunião realizada nesta quinta-feira (22), na UFPel, representantes das prefeituras de Pinheiro Machado, Pedras Altas, Candiota e Hulha Negra apresentaram propostas de parceria e convênio com a Universidade. A iniciativa se deu através do contato entre o curso de Engenharia Geológica e a Prefeitura de Pinheiro Machado que aconteceu durante pesquisas de campo realizadas por alunos na cidade. A parceria tem o objetivo de buscar desenvolvimento regional de uma forma integrada.

Estavam presentes na reunião representantes do corpo docente técnico dos cursos de Arquitetura, Pedagogia, Biologia, Agronomia, Engenharia Agrícola, Educação, Turismo, Geoprocessamento, Engenharia Civil, Engenharia Geológica e do Petróleo e Veterinária. Na oportunidade, cada departamento discutiu junto aos representantes das prefeituras as demandas e a forma como a UFPel poderia contribuir com os municípios.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Ernani Ávila, salientou a experiência adquirida pela UFPel com o Programa Vizinhança, que se assemelha a proposta das prefeituras. O programa une todos os departamentos da Universidade para proporcionar desenvolvimento, inclusão e qualidade de vida para os moradores do entorno do Campus Porto. Nesta perspectiva a parceria entre a UFPel e as prefeituras seria um Vizinhança ampliado.

Durante a reunião foi criado o Núcleo Especializado em Estudos Geológicos e de Geoprocessamento, e Energias Renováveis. O Núcleo tem o objetivo de desenvolver estudos nos municípios e terá sua sede em Pinheiro Machado abrangendo também as cidades de Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas e Piratini.

Inicialmente alunos e professores dos cursos de Geoprocessamento e Engenharia Geológica e do Petróleo promoverão o mapeamento com imagens de satélite da região envolvida. Na sequência, serão realizados trabalhos de campo com coletas e análises de rochas, sedimentos e águas com o objetivo de evidenciar as potencialidades dos municípios em forma de mapa geológico. Em contrapartida, os municípios oferecem o suporte de estadia e alimentação para os alunos e pesquisadores envolvidos, bem como os materiais e equipamentos necessários para o trabalho.

De acordo com o diretor do Departamento de Extensão e Treinamento, João Nelci Brandalise, esta parceria além de buscar o desenvolvimento regional dará a oportunidade aos alunos dos cursos de vivenciar na prática o que aprenderam em sala de aula.

Outras demandas já ficaram encaminhadas e estão sendo estudadas para que, em um segundo momento, possam ser discutidas com profissionais das prefeituras e da Universidade. As demandas foram divididas em cinco áreas de ação. Na área de Gestão Urbana serão trabalhados o plano diretor, plano de saneamento básico, estradas e apoio técnico no licenciamento ambiental. Já na área da Educação as prioridades são a qualificação de professores e formação de recursos humanos. Na área de Gestão Pública o trabalho se dará de forma a tornar os agentes públicos mais eficientes, sendo assim, serão oferecidos cursos e treinamentos de planejamento e elaboração de projetos, monitoramento e acompanhamento de políticas públicas e apoio técnico na prestação de contas. Outra área que receberá a parceria é a de Saúde, onde serão trabalhados o planejamento, estudo e análise dos serviços de saúde e principalmente a prevenção de doenças. Finalizando as demandas, a Universidade contribuirá com estudos na implantação de arranjos produtivos locais e regionais, nesta área serão desenvolvidas ações nos campos de mineração, energia, agronegócio, turismo, prestação de serviço na área comercial e estímulos a empreendimentos industriais.

O pró-reitor de pesquisa e extensão, Ernani Ávila, destacou em sua fala a necessidade de que as qualidades da Universidade sejam aproveitadas pelas prefeituras. Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Manoel Maia, colocou a disposição das prefeituras outro projeto desenvolvido pela UFPel, o Tratado para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim. Na oportunidade, o reitor César Borges anunciou a inauguração, no próximo dia 30, do Núcleo de Estudos Fronteiriços, em Livramento.