Alunos da Computação conquistam competição nacional em Minas Gerais

23 de Julho de 2010

imagem-023.jpgOs alunos Daniel Munari Palomino e Felipe Martin Sampaio, da equipe Gaci-UFPel, conquistaram, nesta semana, a primeira edição da competição de CADAtholon Brasil. A competição foi realizada em Belo Horizonte, MInas Gerais, realizada em conjunto com o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O certame busca destacar a habilidade de programadores na busca de soluções para problemas típicos da área de ferramentas de apoio ao projeto de circuitos integrados. Os dois premiados são alunos do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFPel e são bolsistas de iniciação científica no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (Gaci) da Universidade.

A equipe da UFPel conquistou o primeiro lugar, superando universidades tradicionais nesta área, como UFRGS e USP. Com a conquista, o grupo foi convidado para participar da edição internacional da competição CADAthlon, que será realizada em novembro, na cidade de San Jose (EUA), promovida pelo SIGDA (Special Interest Group on Design Automation) da ACM (Association for Computing Machinery), maior sociedade científica do mundo na área de informática.

Segundo os alunos, a disputa foi acirrada e foi uma emoção muito grande conquistar o prêmio. “Estamos felizes pela conquista e acreditamos que representamos bem o Gaci e a UFPel no evento, mas ficamos nervosos ao receber a premiação do presidente da SBC em um auditório lotado”, relata Daniel. Já Felipe destaca as dificuldades encontradas: “Depois da longa viagem e uma noite mal dormida por conta de problemas de hospedagem, o cansaço foi nosso principal inimigo. Ainda assim, superamos as dificuldades e conseguimos o prêmio. Estamos mesmo muito felizes.”

O líder do Grupo de Arquiteturas e Circuitos integrados, professor Luciano Agostini, revelou que  a premiação é um merecido reconhecimento à capacidade dos alunos e reflete a qualidade do ensino no curso de Ciência da Computação e também da pesquisa desenvolvida no Gaci. ” Esta conquista é um estímulo aos demais alunos do curso, pois mostra que a qualidade de suas formações é de primeira linha, principalmente para aqueles inseridos em grupos de pesquisa”, observou o professor.