Aprovado o Programa de Mestrado em Recursos Hídricos e Meio Ambiente da UFPel

28 de Junho de 2010

A consolidação de novos cursos de graduação na UFPel, tais como a graduação em Engenharia Hídrica, tem viabilizado a ampliação do quadro de docentes nas mais diversas áreas do conhecimento, fazendo com que se renove e amplie o quadro de investigadores docentes, induzindo a formulação e desenvolvimento de projetos de formação científica e tecnológica que favoreçam o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentáveis, direcionados às características e necessidades específicas dos ambientes naturais do sul do Brasil e região transfronteiriça. A criação de novos programas de pós-graduação, direcionados para o atendimento das demandas potenciais, atuais e futuras, é uma consequência natural deste processo.

Nesse sentido, o Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos e Meio Ambiente tornou-se realidade na UFPel, através da recente aprovação nos órgãos da Pró-Reitoria de Pós- Graduação e no Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão(Cocepe).

Segundo o coordenador da proposta, professor Gilberto Loguercio Collares, o Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Meio Ambiente (PPG-RHIMA) está focado em uma abordagem interdisciplinar, promovendo a realização de pesquisas e capacitação de recursos humanos através do ensino de pós-graduação, especificamente nas questões que envolvem a água e o ambiente. A equipe de docentes pesquisadores possui formação multidisciplinar, contando com egressos das áreas da engenharia, ciências agrárias, química, geologia, oceanologia, direito e computação. Especificamente, o programa desenvolverá habilidades para a formação de recursos humanos capazes de utilizar o conhecimento adquirido de forma eficiente e sustentável.

Os egressos transitarão em diferentes áreas do conhecimento, considerando a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade da proposta, respaldada pelo tema central “água” empregada como elemento integrador, sempre observando as questões sociais, políticas, econômicas, alicerçando a necessária sustentabilidade ambiental. O mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente deverá ser capaz de diagnosticar, monitorar e gerir questões relacionadas aos recursos hídricos e suas relações com meio ambiente, preocupados com as gerações futuras e com o desenvolvimento local, regional e nacional. O programa conta com duas linhas de pesquisa sendo elas “Diagnóstico e Monitoramento dos Recursos Hídricos” e “Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos”, cuja amplitude dará a oportunidade para egressos de diversos cursos criados recentemente na UFPel, através do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que possuem forte relação com a proposta, assim como de outros cursos, já consolidados na universidade, ingressarem no PPG-RHIMA.

Desta forma, segundo Collares, a capacitação de profissionais qualificados para o diagnóstico, gestão, manejo e uso da água - recurso natural de maior significado para a sustentabilidade ambiental -, permitirá que se estabeleça um novo cenário para o necessário desenvolvimento regional e nacional que o mundo contemporâneo exige.