Reforma e Ampliação da UTI Neonatal pode se tornar realidade

24 de Junho de 2010

uti-neonatal-2.JPG O Hospital Escola UFPel/FAU desempenha papel de fundamental importância para a saúde regional. Caracterizado como um hospital geral de várias especialidades, de médio porte, o HE acolhe parcela significativa da população, oferecendo serviços desde baixa até alta complexidade de atendimento exclusivamente pelo sistema único de saúde (SUS).

Com o objetivo de reformar as unidades de internação de pacientes em cuidados intensivos pediátricos, o HE está concorrendo com o projeto de Reforma e Ampliação da UTI Neonatal no processo de participação popular do Governo do estado (projeto n°14).

Tratando-se de um hospital construído há décadas, suas instalações carecem de reformas para que sejam oferecidos espaços adequados para tratamento de qualidade aos pacientes. “Temos este número de leitos há mais de 15 anos e cada vez é maior o índice de nascimentos de bebês prematuros, não conseguimos suprir a demanda”, comenta a pediatra e chefe da UTI Neonatal do HE, Dra. Renata Jaccottet: “Constantemente recusamos internações de gestantes por não ter leitos de UTI Neonatal livres. Pelo menos três ou quatro pacientes por semana, infelizmente, tem que ser encaminhados para outras cidades”, explica.

Com a reforma proposta, a unidade de tratamento intensivo neonatal estará capacitada para receber um numero maior de pacientes de risco de toda região sul, que inclui mais de um milhão de habitantes. “De todas as crianças que nascem e morrem no primeiro ano de vida, 2/3 morre no primeiro mês de vida, esta parte precisa ser atendida em UTIs, por isto o projeto é tão importante”, informa Dr. José Aparecido Granzotto. “Além de aumentar a capacidade de atendimento, com a aprovação deste projeto estaremos aptos a oferecer um atendimento com maior qualidade sob o ponto de vista estrutural”, garante o pediatra.

Agradecimento
A equipe da UTI Neonatal do HE agradece a todos os membros da comunidade acadêmica da UFPel, bem como à comunidade em geral pelo apoio demonstrado nesta quarta-feira, na Consulta Popular do Corede, ao votar e fazer campanha pelo projeto de nº 14, que, se aprovado, contemplará com recursos essa importante unidade de saúde.