Aula Magna da Engenharia da Computação

2 de Junho de 2010

aulamagnaengcomp1.JPG aulamagnaengcomp2.JPG Ocorreu no dia 27 de maio a Aula Magna do curso de Engenharia da Computação da UFPel, intitulada “Concepção de Sistemas Eletrônicos Complexos”. A Aula foi proferida pelo professor Altamiro Amadeu Susin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Susin foi o primeiro doutor em microeletrônica no RS e pioneiro nas iniciativas de crescimento da área no RS e no Brasil, atividades que hoje culminaram em resultados como o CEITEC (www.ceitec-sa.com), o programa CI Brasil (www.ci-brasil.gov.br) e o PNM - Plano Nacional de Microeletrônica. Ele foi atuante na criação da Sociedade Brasileira de Microeletrônica - SBMicro (www.sbmicro.org.br) e da Comissão Especial de Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados da SBC (cecci.sbc.org.br) e de seus respectivos eventos, SBMicro e SBCCI.

Resumo da Aula

Em sua fala, o professor afirmou que os recursos oferecidos pela tecnologia de microeletrônica permitem o projeto de sistemas eletrônicos de grande complexidade. “Para que uma equipe de projeto realize tarefa de concepção do sistema dentro de um tempo razoável e atenda os requisitos especificados com confiabilidade é necessário que trabalhe com métodos eficazes e com ferramentas apropriadas”, observou. A palestra apresentou os conceitos elementares de sistemas digitais e agregou-os em entidades mais complexas que formam os sistemas computacionais. Conforme Susin, a hierarquia de entidades constitui uma plataforma suficientemente genérica capaz de suportar a implementação dos algoritmos da aplicação. Neste contexto, ele discutiu os conceitos de concepção descendente (stepwise refinement), projeto conjunto de HW e SW e reúso de componentes.

Quem é

Altamiro A Susin, Engenheiro Eletricista opção Eletrônica (UFRGS, 1972), Mestre em Ciência da Computação (UFRGS, 1977), Doutor Engenheiro pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (França, 1981), é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS onde trabalha desde 1975 e pesquisador nível 1C do CNPq. É atualmente professor de graduação e professor orientador dos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica, em Microeletrônica e em Computação (neste, como colaborador) da UFRGS. Suas áreas de interesse compreendem: Arquitetura de Circuitos e Sistemas Integrados, Sistemas Digitais, Processamento de Sinais e Sistemas em Chip. Orientou trabalhos de conclusão, dissertações de mestrado e teses de doutorado e publicou mais de uma centena de artigos científicos. Trabalha em computação desde 1968 quando participou da fundação de CPD de uma Universidade. Coordenou e coordena vários trabalhos de pesquisa com financiamento público e com participação de empresas.