Engenharia Civil realiza visita técnica às obras do prolongamento dos molhes

27 de Maio de 2010

molhes.jpg Na segunda-feira(17), uma turma de alunos do Curso de Engenharia Civil, acompanhada pelas professoras Ângela Azevedo, Maria Tereza Pouey e Estela Garcez, realizou visita técnica às obras do prolongamento dos molhes da barra do Porto de Rio Grande, onde puderam observar o lançamento de tetrápodes, na etapa de conclusão da ponta do molhe oeste.

A visita foi orientada pelo engenheiro civil Tiago Lopes da Construtora Odebrecht e foi dividida em duas partes: primeiramente, a turma foi recebida nas instalações da empresa, onde foi apresentado um vídeo sobre a obra e conhecido um dos pátios de depósito de tetrápodes. O vídeo, além de relatar a história dos molhes, construídos entre 1911 e 1915, explica a estrutura dos molhes em suas diversas camadas e materiais constituintes, bem como as diferentes frentes de trabalho. Posteriormente, foi realizada a visita à obra propriamente dita.

A obra está sendo executada pelo consórcio de empresas Odebrecht / Pedrasul / Carioca / Ivaí e encontra-se em fase de conclusão. Além do prolongamento dos molhes, o canal está sendo dragado para aumento de calado, passando de 14m para 18m, permitindo assim o acesso de navios de até 11 mil TEUs (containers).