Professor Cesar Victora é agraciado com o diploma da Ordem Nacional do Mérito Científico

20 de Maio de 2010

cesar-victora.JPG Durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizado no Brasília Alvorada Hotel, em Brasília, o professor Cesar Victora receberá, no dia 26 de maio, o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito. A entrega das insígnias e do diploma será feita pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Cesar Victora é reconhecido mundialmente pelas importantes pesquisas que tem realizado, já havendo recebido distinções importantes como o Prêmio Abraham Horwitz de Liderança em Saúde Interamericana, da Organização Pan-Americana da Saúde. Ele atua como pesquisador nível 1-A do CNPq, é professor visitante das Universidades de Londres e Johns Hopkins e Membro do Conselho Editorial de várias revistas, inclusive The Lancet. Em 2008 foi eleito presidente da Associação Internacional de Epidemiologia para o período 2011-14.

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993 por decreto do presidente da República e destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacam na área científica e tecnológica. Além de Victora, receberão as insígnias mais 68 personalidades e o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), por suas contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia (C&T).

Segundo Victora, este é um reconhecimento do trabalho realizado pela equipe do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel nas últimas três décadas.