Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Nefrologia da UFPel na luta contra doenças renais

29 de Abril de 2010

img_5013-a.JPGA UFPel possui desde outubro de 2007, em parceria com a Santa Casa de Pelotas, um serviço de Nefrologia. Localizado no Centro de Pesquisas em Saúde Amilcar Gigante, o serviço trata 105 pacientes com doenças renais crônicas, totalizando cerca de 1.300 sessões de hemodiálise no mês.

O espaço oferece total conforto ao paciente com salas climatizadas, televisão, copa e toda a estrutura necessária para recebê-lo. São 22 máquinas de hemodiálise, sendo que há uma sala específica para pacientes com hepatite e uma sala de recuperação com todos os equipamentos para atendimento de urgência, caso algum paciente venha a necessitar.

Seguindo normas de segurança, há um gerador de energia e uma reserva de água para que, caso falte algum dos serviços no município, os pacientes tenham garantido o atendimento por mais de dois dias.

O espaço também torna-se importante para a capacitação dos estudantes. “Os alunos de Enfermagem e Medicina recebem aqui um melhor aprendizado, resultando assim, em mais profissionais capacitados para atuar na área”, disse o professor Alípio Coelho.A Liga Acadêmica de Nefrologia da UFPel - NefroVida desenvolve o trabalho de prevenção em parceria com outras instituições. O grupo, composto por cerca de 30 alunos, participa de campanhas de prevenção em vários bairros, Unidades Básicas de Saúde e escolas.

A Liga trabalha, principalmente, na prevenção das doenças que podem culminar em uma doença renal, que são, principalmente, a pressão alta e a diabetes. Para o professor Alípio Coelho o objetivo principal é a prevenção das doenças renais. “Tentar evitar as doenças ou retardar os sintomas é fundamental para que os serviços de hemodiálise da cidade sigam suprindo a necessidade de Pelotas e região”, disse o professor.

De acordo com o presidente da Liga, Felipe dos Santos, outra facilidade proporcionada pela Liga é a marcação de consultas. “Os pacientes atendidos pela NefroVida que possuem alguma alteração são encaminhados ao ambulatório para consulta com especialistas em, no máximo, uma semana”, disse.

img_4999-a.JPGOutro apoio fundamental do grupo aos pacientes da hemodiálise é o trabalho de humanização do atendimento. Os estudantes fazem um acompanhamento constante dos pacientes e de suas famílias, com o objetivo de diminuir a depressão. “Este trabalho enriquece a relação entre médico e paciente e aumenta o tempo de vida, tendo em vista que a principal causa de morte em pacientes com doenças renais crônicas é a depressão”, explica Felipe.

Além das atividades de extensão, a Liga também trabalha com ensino e pesquisa, desta forma os estudantes que pertencem ao grupo participam de palestras, aulas e pesquisas que o preparam para as provas de residência do final do curso.

Seção: Notícias