Reitor visita DCE, promete melhorias e anuncia bolsas moradia, transporte e alimentação

26 de Março de 2010

reuniao-dce-1.JPG O reitor da UFPel, professor Cesar Borges, visitou, na noite desta quinta-feira(25), a sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e constatou as condições precárias em que estão provisoriamente alojados cerca de 65 novos alunos da Universidade, num grande esforço do órgão estudantil em atender às necessidades dos alunos oriundos de diversos estados da Federação.
reuniao-dce.JPG Acompanhado de dirigentes do DCE, do coordenador de Comunicação Social, jornalista Clayton Rocha, e do servidor Geraldo Fonseca, Cesar Borges manifestou o desejo da UFPel de que os estudantes se entrosem na comunidade acadêmica e anunciou a liberação de Bolsa Moradia, Bolsa Transporte e Bolsa Alimentação para o grupo de forasteiros.
Sensibilizado com a precariedade das condições do alojamento improvisado no DCE, o reitor autorizou a reparação do sistema elétrico do imóvel e a melhoria das condições dos banheiros - dos dois existentes, apenas um está em condições de uso.
“Ao atingir seu quadragésimo aniversário, a Universidade passa a ter uma dimensão nacional”, avaliou o reitor, ao conhecer a procedência dos estudantes. Entre o grupo de 65 alunos hospedados no DCE - e existem mais 20 já instalados na Casa do Estudante - um número expressivo é oriundo de São Paulo (cidades como Campinas, Ribeirão Preto, Tatuí e São Bernardo) e Minas Gerais (capital e interior), Santa Catarina (capital e interior) e Paraná (capital e interior). E há também alunos do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Brasília, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Maranhão, Amazonas, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima.

Ao final de sua fala, Cesar Borges foi aplaudido pelos estudantes. No encontro, ficou acertado que cada aluno dará um depoimento à Coordenadoria de Comunicação Social sobre o motivo da escolha de Pelotas e falará sobre sua história de vida e sua região de origem. O material será utilizado oportunamente no Jornal da UFPel.