Pesquisadora da UFRGS palestra no Mestrado em Química

24 de Março de 2010

Ocorrerá nesta sexta-feira(26), às 10h, no Miniauditório do IQG, a palestra “Cromatografia Bidimensional: Conceitos e Aplicações”, ministrada pela professora dra. Elina Bastos Caramão, do IQ-UFRGS. Na palestra serão apresentados os principais conceitos e princípios das técnicas cromatográficas bidimensionais, descrição de equipamentos, análise de dados e aplicações (produtos naturais, óleos essenciais, petróleo, pesticidas, entre outras).
A palestrante
Com mais de 80 artigos publicados em revistas internacionais, a professora Elina Caramão possui graduação em Química pela UFRGS (1977), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS (1979) e Doutorado em Química (Físico-Química) pela USP (1991). É pesquisadora IC do CNPq. Atualmente é Professora Associada nível II do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia gasosa, GC/MS, espectrometria de massas, petróleo, biomassa, biodiesel, óleos essenciais, extratos de plantas e GCxGC.