Mais 1.500 tartarugas e 30 pássaros foram soltos na manhã de quinta-feira(18)

19 de Março de 2010

soltura-passaros-e-tartarugs.JPG Na manhã desta quinta-feira(18), os funcionários do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre - Nurfs/UFPel, juntamente com uma discente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade, os alunos da escola municipal Margarida Gastal e a Companhia Ambiental da Brigada Militar, fizeram mais uma soltura das tartarugas apreendidas no mês de janeiro durante uma operação da Brigada Militar.
soltura-passaros-e-tartarugas-2.JPG Desta vez, cerca de mil e quinhentos filhotes de tartaruga da espécie Tigre D’agua (Trachemys dorbigni) e trinta pássaros de várias espécies (dentre eles Cardeal, Azulão, Bico-duro, Coleiro-do-Brejo e Canarinho-da-terra, também apreendidos pela Companhoa Ambiental da Brigada Militar anteriormente) foram devolvidos à natureza.
soltura-passaros-e-tartarugas-1.JPG Os alunos da Escola Margarida Gastal participam de um projeto de extensão de Educação Ambiental promovido pelo Nurfs, focado no tráfico de animais silvestres e cativeiro ilegal, realizado também em outras escolas da região. A soltura é uma das atividades de sensibilização do projeto, que também prevê palestras e visita à sede do Núcleo, para conhecer a realidade dos animais apreendidos.
No ano de 2009, mais de 800 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, conheceram o trabalho do Nurfs/Cetas/UFPel nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Candiota e Camaquã, por meio de eventos organizados pela Brigada Militar ou prefeituras e outras atividades dos quais o Núcleo participou.
A equipe do Nurfs agradece ao apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura, em especial ao Setor de Transportes; à coordenação e professoras da Escola Margarida Gastal, bem como à Companhia Ambiental da Brigada Militar, que sempre acompanha as atividades e presta todo auxílio necessário.
Escolas interessadas em levar o projeto de extensão para seus alunos podem entram em contato pelo telefone 3275-7227 ou e-mail nurfs@ufpel.edu.br.