Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde é inaugurada no Hospital-Escola UFPel/FAU

1 de Março de 2010

residencia-multiprofissional-1.JPG Foi inaugurada nesta segunda-feira(1) o programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde na área de Oncologia. Este projeto, instituído pelo Hospital-Escola UFPel/FAU, é a integração entre várias especialidades da saúde, o que vai aperfeiçoar o tratamento do paciente oncológico. Esta iniciativa torna-se importante para o tratamento da doença, que, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é a segunda causa de morte por doença, no Brasil.
“A residência capacitará enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e odontólogos para a busca da integralidade na atenção em saúde, por meio da conexão de conhecimentos e práticas que permitam construir competências compartilhadas para atender as necessidades de cuidados orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS”, explicou a coordenadora do programa, Alessandra Rodrigues Moreira de Castro.
A residência multiprofissional é uma reivindicação antiga dos profissionais de saúde. O novo conceito, que está sendo implantado em vários cursos da área de saúde e unidades de tratamento, humaniza o atendimento. Além do profissional, que estará habilitado a enxergar o paciente na sua totalidade e não apenas a sua enfermidade, o paciente também é beneficiado com a assistência capacitada, envolvendo mais sensibilidade no atendimento.
O programa
A pós-graduação Lato Sensu terá duração de 24 meses e carga horária semanal de 60 horas dedicadas em tempo integral. Os novos residentes terão 1.152 horas de atividades teóricas e 4.608 horas de atividades práticas.
O programa integra dois profissionais de cada uma das áreas: Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia.