Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Dissertação do PPGMet avalia condições associadas ao furacão Catarina

25 de Fevereiro de 2010

Dissertação do pós-graduando Clóvis Roberto Levien Correa, do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGMet / Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas - CPPMet/UFPel) avalia as condições atmosféricas associadas à ocorrência do furacão Catarina e a dois casos de estudo. O Catarina ocorreu em março de 2004 e atingiu o litoral da região sul do Brasil. Os outros casos de estudo correspondem a baixas desprendidas que ocorreram em maio de 2005 e setembro de 2008.
Foi utilizado o modelo WRF, versão 3.0, para a obtenção dos campos meteorológicos durante o período de ocorrência destes eventos e imagens do satélite geoestacionário GOES-12 e do QuikSCAT. Para o furacão Catarina, foram também analisados dados de estações meteorológicas de superfície. Os casos de estudo, inicialmente, corresponderam a baixas desprendidas precedidas por ciclones extratropicais no Oceano Atlântico Sul. Ao se isolarem do escoamento de oeste, ocorreram na interface de padrões distintos de variação vertical do vento horizontal na camada entre 850-200hPa e apresentaram circulação ciclônica fechada em níveis médios.
Em altos níveis, foi observada bifurcação do jato com um cavado quase estacionário nas proximidades da costa sul do Brasil. Os bloqueios atmosféricos observados, juntamente com as configurações cinemáticas e termodinâmicas de cada caso, contribuíram para a ocorrência da transição tropical e posterior formação do furacão Catarina, em março de 2004, enquanto que as outras baixas desprendidas se dissiparam.
A apresentação do trabalho será nesta sexta-feira(26), às 9h, no CPPMet, sendo a Banca Examinadora composta pelos professores doutores Roseli Gueths Gomes(UFPel), Julio Renato Quevedo Marques (UFPel) e Manoel Alonso Gan - INPE (convidado externo).

Seção: Notícias