Estudantes têm prazo até sábado para fazer a inscrição na segunda fase do SiSU

17 de Fevereiro de 2010

Serão encerradas neste sábado(20), as inscrições da segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), destinado a candidatos a vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O processo teve início na segunda-feira, 15. Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e não se inscreveram na primeira etapa do Sisu, realizada entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro, ou que se inscreveram, mas não foram selecionados.
Os candidatos devem fazer a opção de curso e de instituição, mesmo que optem pelo mesmo curso da primeira etapa. Também podem se inscrever os estudantes que não participaram da primeira seleção.
Nessa segunda etapa, são oferecidas 29.240 vagas nas 51 instituições participantes do Sisu. A consulta às vagas disponíveis e a inscrição devem ser feitas na página eletrônica do sistema. O candidato deve informar o número de inscrição no Enem de 2009 e a senha — em caso de perda ou esquecimento, podem ser recuperados na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
O estudante que cadastrou senha na primeira etapa do Sisu deve usá-la novamente. Os candidato ao processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) também podem usar a senha cadastrada na inscrição no programa.
Desempate — Assim como na primeira etapa, serão adotadas como primeiro critério de desempate as notas obtidas pelos candidatos nas provas de redação. Em seguida, as notas em cada uma das provas objetivas — linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.
Algumas instituições participantes da seleção unificada adotaram pesos diferenciados para as provas do Enem. Nesses casos, o sistema informará ao candidato qual o peso adotado e fará automaticamente o cálculo da nota final, de acordo com as especificações da instituição. O estudante pode consultar no próprio sistema como foi calculada a nota.
O Sisu também oferece vagas específicas para políticas afirmativas, que seguem critérios adotados pelas instituições, com base na decisão dos conselhos universitários. Ao se inscrever, o candidato deve optar por concorrer a vagas de ampla procura ou de políticas afirmativas.
O resultado dos aprovados na segunda etapa será divulgado na segunda-feira, 22.
(Assessoria de Comunicação Social/MEC)
Confira as vagas disponíveis, por curso e instituição.