Pesquisadores da Engenharia de Materiais aprovam projeto da Agência Espacial Brasileira

10 de Fevereiro de 2010

neftali.JPG Pesquisadores do curso de Engenharia de Materiais da UFPel aprovam projeto de pesquisa e inovação tecnológica na Agência Espacial Brasileira, no Edital MCT/AEB Uniespaço-2009, intitulado “Desenvolvimento de fibras cerâmicas para reforço de materiais compósitos e proteção térmica a altas temperaturas”, coordenado pelo professor Sergio Cava, com participação dos professores Neftalí L. V. Carreño e Margarete Gonçalves.aebbmp.jpgA referida proposta permitirá o desenvolvimento e inovação tecnológica na área de materiais cerâmicos avançados de elevada perfomance, aplicados em revestimentos de veículos espaciais, aeronaves, satélites, entre outros, que são submetidos a temperaturas extremas (baixas e altas), consecutivamente. Adicionalmente, está prevista a aquisição de equipamentos de médio e grande porte, bem como insumos para auxiliar o desenvolvimento dessa pesquisa nos laboratórios do curso de Engenharia de Materiais, a ser desenvolvida por alunos dos curso de Engenharia de Materiais e de Química.
Os esforços realizados pelos pesquisadores, somados a recentes investimentos, como Edital Fapergs/CNPq n. 008/2009, Programa de Apoio a Núcleos de Excelência Pronex - Fapergs/CNPq, vem a fortalecer a proposta de criação do curso de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), que aguarda encaminhamento para a Capes, envolvendo duas áreas de concentração: Materiais Tecnológicos e Industriais, e Biomateriais.