CNPq e Fapergs aprovam projetos em redes de colaboração com a Computação da UFPel

8 de Fevereiro de 2010

Quatro projetos envolvendo o grupo de docentes da Computação da UFPel foram aprovados no recente Edital Programa de Apoio a Núcleos de Excelência - Pronex, lançado pelo CNPq e Fapergs. Os projetos aprovados foram: Concepção e Síntese de Sistemas em Chip, Engenharia de Software para Sistemas Embarcados, GREEN-GRID: Computação de Alto Desempenho Sustentável, e RS-SOC: Rede Estadual de Simulação Social.
Este número expressivo de projetos captados pelos docentes da Computação reflete não apenas retorno aos investimentos institucionais realizados, mas também o reconhecimento da comunidade científica ao trabalho desenvolvido nessa área na UFPel. O montante dos recursos captados serão aplicados em bolsas para estudantes e na renovação de equipamentos de pesquisa através da aquisição de material permanente.
Segundo os professores envolvidos nos projetos - André Du Bois, Gerson Cavalheiro, Júlio Mattos, Lisane Brisolara, Luciana Foss, Luciano Agostini, Marilton Aguiar, Maurício Pilla, Paulo Ferreira Jr., Ricardo Araujo e Simone Costa - outro aspecto a ressaltar é a qualidade e pluralidade das pesquisas realizadas na Computação da UFPel. “A aprovação destes projetos é a demonstração do amadurecimento das pesquisas em diferentes linhas temáticas”, observam. Os projetos aprovados envolvem pesquisas em Fundamentos da Computação, Processamento Paralelo e Distribuído, Sistemas Digitais e Embarcados, Microeletrônica e Sistemas Inteligentes.