UFPel faz exploração biogeográfica em Jaguarão

21 de Janeiro de 2010

trabalho.jpg trabalho-2.jpg Nos dias 16 e 17 de janeiro, esteve em Jaguarão um grupo de alunos do curso de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da UFPel, fazendo levantamento de espécies fitogeográficas, nativas e exóticas da área urbana. Esta atividade faz parte da segunda etapa de levantamento e foi coordenada pela professora Rosangela Lurdes Spironello e pelo biólogo e historiador Hélio Ramirez, de Jaguarão.
A partir da coleta dessas informações, pretende-se montar um acervo das espécies existentes no Município, na perspectiva de, no futuro próximo, ampliar as áreas verdes na área urbana, melhorando o aspecto visual e ambiental, possibilitando com isso, uma melhor qualidade de vida para a população jaguarense e adjacências, diz a professora.
“É importante destacar ainda que o trabalho de campo em Geografia, e em especial na disciplina de Biogeografia, torna-se uma atividade fundamental no processo de aquisição e aprofundamento do conhecimento. A observação, a coleta e a análise dos dados garantem um acervo de informações sobre inúmeras espécies (fitogeográfica e zoogeográficas) que fazem parte do contexto local e regional, as quais podem ser estudadas sob o aspecto de sua expansão ou até mesmo extinção, face às constantes alterações que o espaço geográfico vem sofrendo”, considerou a coordenadora do trabalho.