Trabalho de professora do IQG é premiado nos Estados Unidos

20 de Janeiro de 2010

Durante o evento Winter Conference on Plasma Spectrochemistry, realizado de 4 a 9 de janeiro, em Fort Myers, na Flórida, Estados Unidos, a pesquisa “Iodine determination in food by ICP-MS after digestion using microwave-induced combustion”, apresentada pela professora Márcia F. Mesko, do Departamento de Química Analítica e Inorgânica do IQG da UFPel, recebeu o prêmio de melhor trabalho. O prêmio foi o resultado de pesquisas que envolvem os bolsistas do curso de graduação em Química e Química de Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel e conta com a colaboração de pesquisadores do Laboratório de Química Industrial e Ambiental (LAQIA) da UFSM.

O encontro mundialmente consagrado, na sua décima sexta edição, contou com a participação de 600 pesquisadores de mais de 30 países que trabalham com técnicas analíticas espectrométricas usando plasma como fonte de atomização, excitação e ionização como, por exemplo, a espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). O comitê de avaliação dos mais de 150 trabalhos apresentados na forma de pôster foi composto por um grupo de 15 pesquisadores renomados dos Estados Unidos e da Europa e a entrega do prêmio foi feita no dia 9 de janeiro por um dos editores da revista Analytical and Bioanalytical Chemistry, Alfredo Sanz-Medel (Espanha), e pelo organizador do evento, Ramon M. Barnes (USA).

Além do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, o grupo de pesquisa foi agraciado com livros da editora Springer e com o convite para submeter seu trabalho na edição especial da revista Analytical and Bioanalytical Chemistry, um dos periódicos de maior impacto da área de Química Analítica.

A professora Márcia considera que foi uma distinção importante para a UFPel, em especial para o Programa de Pós-Graduação em Química e para os cursos de Graduação em Farmácia e Engenharia de Materiais, dos quais é integrante e tem recebido constante apoio. “O trabalho premiado é um reconhecimento da qualidade da pesquisa e aumenta a projeção da UFPel no cenário nacional e internacional, bem como fortalece a cooperação entre as instituições de ensino e pesquisa”, afirma a docente.