Engenharia de Materiais qualifica quadro docente, encaminha registro da primeira patente e solicita criação de pós-graduação

29 de Dezembro de 2009

O professor Sérgio da Silva Cava, do curso de Engenharia de Materiais da UFPel, aprovou uma das duas bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq conquistadas pela Universidade em 2009. Com isto,  o curso passará a ter dois terços de seu quadro permanente constituído por bolsistas produtividade. “Esta conquista premia os esforços dos docentes, alunos e funcionários ligados ao Curso, fato este que virá a qualificar ainda mais as atividades de pesquisa e o diferencial da proposta do curso de Engenharia de Materiais da UFPel na inovação tecnológica na área de Materiais na nossa região”, disse o coordenador do curso, professor Neftali Carreño.
O curso, informa o coordenador, estará encaminhando para depósito, nos próximos dias, a primeira patente fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos na área de inovação Tecnológica, em parceria com diferentes áreas da UFPel, como de química e de odontologia.
Paralelamente, registra o professor Carreño, entrou na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pedido de criação do curso de pós-graduação em Ciências e Engenharia de Materiais, que segue para posterior avaliação na Capes. A proposta conta com a participação de seis pesquisadores produtividade, sendo dois em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. O curso terá duas áreas de atuação, em Biomateriais e em Materiais Tecnológicos e Industriais. A ideia é firmar parcerias com setores produtivos do país.