Faculdade de Veterinária celebra 40º aniversário

18 de Dezembro de 2009

40-anos-veterinaria.jpg Solenidade seguida de confraternização, com coquetel servido a convidados e membros da comunidade acadêmica, marcou, nesta sexta-feira(18), a passagem dos 40 anos da Faculdade de Veterinária da UFPel. O evento foi prestigiado pelo reitor Cesar Borges e outros integrantes da administração central e por diretores de outras unidades.
Ao abrir a cerimônia, o diretor da Faculdade, professor Mário Meirelles, disse que o ano não poderia ser encerrado sem um ato de confraternização que celebrasse o surgimento da unidade, que tem sua origem no ano de 1883, com a fundação da Imperial Escola de Veterinária e agricultura, que, em 1890, se transformaria em Imperial Liceu de Veterinária e Agricultura e Escola de Agronomia e Veterinária “Eliseu Maciel”, permanecendo a seguir somente o curso de Agronomia.
“A retomada das atividades da Faculdade de Veterinária - se é que podemos assim dizer - aconteceu em 8 de janeiro de 1969, tendo como primeiro diretor o professor Ory Antunes da Silveira, nomeado por Portaria exarada pelo professor Renato Rodrigues Peixoto, que na época respondia pelos encargos da Reitoria da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul”, observou Meirelles, destacando que o dia 25 de abril de 1969 foi consagrado como o início do Curso de Medicina Veterinária, propriamente dito.
O diretor da unidade descreveu a precariedade da infraestrutura física existente à época da criação do curso - 60 alunos classificados, três professores, inexistência de funcionários, carência de equipamentos, de material permanente e de consumo, e sem dotação financeira - e traçou um comparativo com as condições hoje existentes: “Hoje estamos aqui, com nossa nova sede (a antiga Reitoria) e todas as salas climatizadas e com sistemas multimídia”, festejou.
“Ao longo desses 40 anos, a Faculdade teve um grande crescimento quantitativo e qualitativo e chegamos à primeira década do século XXI com uma estrutura acadêmica razoável, que permite atender 500 alunos matriculados na graduação e 60 alunos no Programa de Pós-Graduação. Com o advento do Reuni (Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais), nossa unidade ampliou o número semestral de matrículas para 60 e foi possível ampliar o quadro docente e técnico, com previsão de acréscimos até 2012″, enfatizou o diretor.
Em seus 40 anos de funcionamento, a Faculdade de Veterinária já graduou cerca de três mil veterinários e teve 200 pós-graduados (mestres, doutores e residentes). A unidade conta atualmente com 43 professores da carreira e um professor substituto, 29 servidores técnico-administrativos de carreira e 33 servidores prestadores de serviços. Além de conduzirem o ensino profissionalizante, os recursos humanos disponíveis respondem por 56 projetos de pesquisa financiados pelos setores público e privado, 28 projetos de extensão universitária e vários projetos de ensino.
Mário Meireles atribuiu o crescimento e qualidade das ações educativas da Faculdade, que têm seus reflexos sobre toda a região geoeducacional e desdobramentos nas esferas regional, nacional e internacional, ao trabalho conjunto dos três segmentos - professores, estudantes e servidores. Ele agradeceu a dedicação da vice-diretora, professora Margarida Buss Raffi e ao apoio da administração central da Universidade.
Durante o ato, foram oferecidos botons ao primeiro diretor da Faculdade, professor Ory Antunes da Silveira, e ao seu vice-diretor, Vicente de Paulo Guarente. Fechando a solenidade, o reitor Cesar Borges disse que muito mais do que a área física e equipamentos, foram fundamentais para o êxito da unidade a dedicação e a capacidade humana e criativa de seus membros. Ele destacou ainda a presença do professor Ory Antunes da Silveira, “motivo de satisfação e gratidão da UFPel pelo trabalho realizado no nascedouro da Faculdade”.