Ecosul conclui pavimentação da avenida 3 de Maio

19 de Dezembro de 2009

pavimento.jpg A Ecosul, concessionária responsável pelo gerenciamento do polo rodoviário da região, acaba de concluir a pavimentação da avenida 3 de Maio, no Jardim América, bem como o recapeamento do trecho compreendido entre a BR 392 e o trevo de acesso ao campus da UFPel no Capão do Leão, que se encontrava deteriorado.Para a comunidade do Jardim América, no município de Capão do Leão, a obra representa o cumprimento de uma promessa, uma vez que a empresa havia assumido o compromisso, numa espécie de contrapartida pelos transtornos causados aos moradores no período em que o trecho serviu de desvio provisório, em função da queda da ponte que leva a Bagé e Jaguarão, na BR 116.
Entretanto, ao privilegiar a comunidade leonense, especialmente os moradores do Jardim América, a Ecosul trouxe sensível benefício aos frequentadores do campus da UFPel e Embrapa Clima Temperado, bem como aos moradores do Sítio São Marcos, usuários assíduos da estrada.
“Não temos palavras para expressar nossa gratidão à Ecosul e seus acionistas, que há muitos anos se mostram sensíveis à nossa necessidade e, mesmo não sendo responsáveis por esse trecho rodoviário, realizam a manutenção periódica do acesso ao campus”, observa o pró-reitor de Infraestrutura da UFPel, Mário Renato Amaral. Ele destaca que o trabalho realizado une por asfalto duas BRs, representando um novo alento para os usuários.
A atitude da empresa é também ressaltada pelo reitor Cesar Borges: “Parece que a Ecosul está sintonizada com o espírito de nossa Universidade, pois, ao transferirmos a Reitoria para a região do Porto fomos acusados de estar abandonando o campus Capão do Leão. E isso não é verdade, pois a área das ciências agrárias continuará sendo muito forte e temos muitos projetos para lá, como a construção de uma grande biblioteca, as novas instalações para a área de Química, um novo complexo de salas de aula e uma Casa de Estudantes. A reforma na estrada dignifica as condições de acesso ao campus e está em harmonia com a nossa idéia”.
Com o asfaltamento da avenida 3 de Maio, o acesso às aulas práticas na Fazenda da Palma, antes realizadas por estrada interna de chão batido, passará a ser feito por asfalto, aumentando minimamente o trajeto, mas com sensíveis benefícios para os veículos e maior conforto para os estudantes.
A administração da UFPel não esconde a esperança de que a Ecosul venha a realizar também o recapeamento da avenida Eliseu Maciel, que se encontra desgastada por sucessivas operações tapa-buracos.