Diretor do ICH participa da 4ª Conferência da Cidade de Pelotas

15 de Dezembro de 2009

O diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, professor Fábio Vergara Cerqueira, foi convidado para ser “motivador” na 4ª Conferência da Cidade de Pelotas, promovida pela Secretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Pelotas, que ocorre nesta terça-feira(15), no Auditório Jandir Zanotelli (UCPel).
Como “motivador” convidado para o Grupo de Trabalho “Planejamento da Área Rural”, deverá apresentar temas para debate, relativos a este eixo. O convite deve-se ao reconhecido trabalho de pesquisa e gestão de memória, no que se refere aos tesouros humanos étnicos, resultando do projeto Circuito de Museus Étnicos (Museu Etnográfico da Colônia Maciel, Museu Gruppelli, Museu e Espaço Cultural da Etnia Francesa), bem como na pesquisa voltada ao Patrimônio Imaterial, notadamente o Inventário Nacional de Referências Culturais - Tradição dos Doces de Pelotas.
Será ressaltada a preocupação com a salvaguarda dos doces coloniais pelotenses, como patrimônio cultural imaterial, assim como a importância da preservação das paisagens culturais, da arquitetura colonial e da arqueologia indígena na região. Também será apontada a importância desta agenda cultural e patrimonial, integrada à agenda ambiental, para o desenvolvimento sustentável da região.
Mais informações sobre a Conferência poderão ser obtidas com a organizadora, arquiteta Joseane Almeida (91339995).
Veja a programação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS
SECRETARIA DE URBANISMO
4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE PELOTAS
COMISSÃO PREPARATÓRIA MUNICIPAL
PAUTA DO DIA:

08:30h - Credenciamento

09:00h - Abertura Oficial
Prefeito - Adolfo Fetter Jr.
Reitor UCPel - Prof. Alencar Proença
Secretário de Urbanismo - Luciano Oleiro
Câmara de Vereadores - Ver. Eduardo Macluf
09:45h - Café

10:00h - Mesa de Debates - coordenação: Universidade Católica - arq. Joseane Almeida

Assuntos Locais (identificados pela Comissão Preparatória)
Programa Minha Casa Minha Vida, Plano Local de Habitação de Interesse Social
Plano de Ação para Cidades Históricas (acessibilidade, etc.)
Planejamento na Área Rural
Saneamento, drenagem, lixo.
Recursos do PAC (pac habitação, pac cidades históricas, pac saneamento)

Motivadores:
IPHAN - Arq. Geisa Rorato (consultora do PCH)
UFPel/Centro de Engenharias - Eng. Orlando Pereira-Ramirez
UFPel/ICH - Prof. Fábio Cerqueira Vergara
HECTARE - Arq. Vanessa Patzlaff Bosenbecker
CEF - Arq. Cristiano Viégas Centeno (Supervisor de Assistência Técnica)
CREA
12:00h - Intervalo para almoço

13:30h - Grupos temáticos