Consun ratifica desvinculação do CAVG

15 de Dezembro de 2009

Ratificando o referendo organizado pela direção do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), com a participação de professores, servidores e estudantes, o Conselho Universitário da UFPel (Consun) aprovou, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira(14), a desvinculação do CAVG da UFPel, definindo sua vinculação a um Instituto Federal a ser escolhido pelo MEC, provavelmente o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IF-Sul), com sede em Pelotas.
A decisão, que teve apenas um voto contrário, autoriza, ainda, o reitor da UFPel, professor Cesar Borges, a negociar os tópicos da transferência com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). Entre as propostas, está a manutenção de 30, dos 202 hectares da área pertencente ao CAVG, para a instalação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel. A instituição propõe também que os docentes e servidores do CAVG possam optar por sua permanência na Universidade e que os cursos tecnológicos atualmente oferecidos pelo CAVG sejam administrados pela UFPel.
Segundo o reitor do IF-Sul, professor Antônio Brod, deverá ser montada uma comissão composta por representantes da UFPel e do IF-Sul, para tratar do detalhamento do processo de mudança administrativa, que espera ver concluído em seis meses. Em viagem à capital federal, Brod deverá tratar de questões orçamentárias, abertura de vagas e contratação de professores.
Na expectativa de Cesar Borges, os vínculos afetivo e técnico entre as instituições serão preservados, com a manutenção de projetos já existentes.