Professor da Geografia participa de mesa-redonda em Barcelona

7 de Dezembro de 2009

O professor Sidney Gonçalves Vieira, do Departamento de Geografia (DGeo/ICH), coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo), participa do 2º Seminário Internacional “Ciudad, comercio urbano y consumo”, que se desenvolve a partir desta segunda-feira(7), na cidade de Barcelona, Espanha. Ele apresentará na quinta-feira(9) o trabalho intitulado “Las formas del comércio y la producción del espacio intra-urbano”.
O professor da Geografia UFPel foi convidado para apresentar sua temática na mesa-redonda que expõe a Geografia do Comércio e do Consumo na América Latina, o que torna evidente o êxito que adquiriu o trabalho desenvolvido no LeurEnGeo sobre o assunto, considerando o pequeno número de convidados para o evento. Uma das pautas estabelecidas pelo organizador, professor Carles Carreras i Verdaguer, da Universidade de Barcelona, é justamente o estabelecimento de uma agenda de investigação internacional, comum aos centros de estudos que se dedicam ao tema, tornando possível a comparação dos estudos nas diferentes cidades onde se realizam, principalmente entre os pesquisadores do Brasil, Argentina, Espanha, Portugal, França e Itália.
Segundo o professor Sidney Vieira, a cultura da pós-modernidade está estabelecendo um novo padrão de consumo que orienta a produção das formas utilizadas para o comércio e, por sua vez, estas formas afetam diretamente a estrutura interna das cidades sendo responsáveis pela criação de uma cidade onde a fragmentação do espaço é a tônica. Além disso, ressalta que as características do comércio e do consumo são orientadas na atualidade para além do produto, especulando também todo o imaginário que cerca o consumo. A partir destas reflexões o professor propõe uma análise da cidade que leva em conta estas novas características, que tornam capazes de pensar e planejar a cidade do presente e do futuro.
A participação do professor Sidney Vieira no evento conta com o apoio da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), por intermédio do Auxílio de Cooperação Internacional (ACI) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por intermédio do Auxílio para Participação em Eventos Internacionais (AVI), que aprovaram a proposta apresentada pelo docente. Também a UFPel apoiou a participação do professor no desenvolvimento de seu trabalho e participação no evento.
A programação completa do seminário pode ser visitada no sítio http://www.ocub.org/GIGU/index.html.