IAD promove II Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória

30 de Novembro de 2009

ii-sigambmp.jpg Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória: todos os dons de Pandora, que objetiva propiciar a discussão sobre a produção artístico-cultural vinculada às questões de gênero. Com enfoque inter e transdisciplinar, o encontro volta-se a pesquisadores, estudantes e profissionais das áreas de Arte, Música, História, Filosofia, Educação, Comunicação, Literatura, bem como demais campos que abordem as reflexões sobre Gênero, Arte e Memória, nas suas diversas relações que tratem de representações e categorias emergentes na contemporaneidade.
O simpósio se realizará nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, e 60 vagas são disponibilizadas aos ouvintes. Cada inscrição dá direito à participação nas palestras, comunicações e em uma das seguintes oficinas:OFICINA I - Cristina de Pizán: memória de mulheres e autoridade feminina em “Le livre de la Cité dês Dames” (1405)
OFICINA II - Dança do feminino - elementos da história e evolução da Dança do Ventre
OFICINA III - Uso dos quadrinhos na sala de aula

O simpósio contará com as ilustres presenças de palestrantes do México e da Argentina, além de professores de outras universidades brasileiras tais como UnB, UDESC, UFRGS.
Abaixo, as palestrantes internacionais:

Gladys Villegas Morales (Universidad Veracruzana/México)
El arte feminista en México

Susana Alicia Rodriguez (Universidad Nacional de Salta/Argentina)
El cine de Lucrecia Martel, “aleph” de género y memoria sociales

As inscrições podem ser realizadas no Núcleo de Extensão e Divulgação (NED) do Instituto de Artes e Design (IAD), situado à Rua Alberto Rosa, 62, sala 106.