Odontologia inaugura novo bloco cirúrgico

29 de Novembro de 2009

img_1866.jpgO Departamento de Cirurgia da Faculdade de Odontologia da UFPel inaugurou na noite desta sexta-feira (27) o novo bloco cirúrgico situado no terceiro andar do curso. As instalações receberam o nome do professor doutor Eurico Kramer de Oliveira, professor emérito da Universidade, em homenagem póstuma ao seu trabalho e dedicação ao setor.

Com dez salas de atendimento, dois vestiários e uma sala de esterilização, o novo bloco receberá aproximadamente 40 pacientes por dia, proporcionando aos usuários, gratuitamente, exames, cirurgias, remoção de pontos entre outros serviços. Além da melhoria nos serviços prestados à comunidade, o bloco beneficiará a pós-graduação e cinco disciplinas de graduação, totalizando cerca de 170 alunos favorecidos.

Ao lado do bloco, o Ambulatório, ainda em reforma, será concluído em março de 2010 e complementará o bloco, ampliando o atendimento. De acordo com a coordenadora do Departamento de Cirurgia, Traumatologia e Prótese Buco-maxilo-facial, professora Carmem Helena Jacques Lemes, com a reforma, o Departamento de Cirurgia ficará inteiro no mesmo andar, facilitando o atendimento. Para a coordenadora, o novo bloco era um sonho e uma necessidade. “Nosso objetivo é treinar e orientar o aluno para desenvolver as aptidões dentro de um ambiente com características hospitalares. Com o novo bloco este objetivo se tornará realidade”, afirmou.

img_1874.jpgO descerramento da placa de inauguração foi presenciado pela mulher e demais familiares do professor Eurico Kramer de Oliveira. Emocionados, os familiares escolheram o filho do homenageado, Eurico Passos de Oliveira, que também fez parte do quadro de professores da Faculdade, para falar em nome da família. “Ficamos felizes pela lembrança, pois é raro, hoje em dia, ver demonstrações de gratidão com pessoas que colaboraram com o desenvolvimento de instituições”, declarou o professor.

Além de professores, funcionários e alunos, a cerimônia teve ainda a presença do reitor Cesar Borges, dos demais membros da administração, da diretora da Faculdade de Odontologia, Márcia Bueno Pinto e da diretora do Departamento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Ensino Superior(Sesu) do MEC, Adriana Rigon Weska que representou o Ministro da Educação Fernando Haddad.

img_1903.jpg Em sua fala, Cesar Borges lembrou um pouco da história da Faculdade e de sua importância para a Universidade, já que a Faculdade de Odontologia foi uma das unidades fundadoras da UFPel. Em seguida o reitor convidou os presentes para conhecer as instalações.