Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Livro analisa cursos superiores de tecnologia

30 de Novembro de 2009

simone.JPG A professora dra. Simone Portella Teixeira de Mello lançou o livro “Tecnólogo: competências e mercado de trabalho”, na 37ª Feira do Livro de Pelotas. Na obra, editada pela Editora e Gráfica da UFPel, a autora faz uma oportuna análise sobre os cursos superiores de tecnologia, os chamados Tecnólogos, a partir de uma ampla revisão teórica.
Numa linguagem clara e acessível, ela apresenta dados baseados em pesquisa original com egressos e professores do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, do Cefet-Pelotas-RS (atual IF-Sul), assim como entrevistas com representantes do mercado de trabalho, onde é discutida a relação entre a qualificação e a competência. Registrando trajetórias educacionais e ocupacionais dos egressos, a professora revela quão difícil é a atual inserção dos mesmos numa área do mercado de trabalho extremamente competitiva e geograficamente concentrada nas regiões mais desenvolvidas do país.
Segundo Simone, que hoje atua na Unipampa, o livro é indicado para aqueles que desejam melhor entender os tecnólogos, enquanto modalidade de ensino superior, e, essencialmente, a complexidade das relações entre trabalho, educação,competência e qualificação profissional na atualidade brasileira.

Seção: Notícias