Inaugurada a Biblioteca do Campus Porto

27 de Novembro de 2009

img_1741.jpg Com a presença da diretora do Departamento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Ensino Superior(Sesu) do MEC, professora Adriana Rigon Weska, foi inaugurada na tarde desta sexta-feira(27) a biblioteca do campus Porto da UFPel, na área do antigo frigorífico Anglo e onde já funcionam a Reitoria da Universidade e parte da Faculdade de Letras. O prédio ocupa área de mil metros quadrados, 500 dos quais destinados à área de livraria.

A biblioteca atenderá os cursos que funcionarão no campus, com acervos de livros e periódicos e serviços de empréstimo domiciliar, de acesso à internet, de consultas a bases de dados e de Comut, que é um sistema pelo qual é possível solicitar artigos científicos encontrados em outras bibliotecas. Conta com salas individuais de estudo, anfiteatro para treinamentos e jardim.

img_1742.jpgSolenidade- Um espaço acadêmico de valor fundamental para a socialização do conhecimento. Assim a diretora do Departamento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do MEC classificou o ambiente que estava sendo inaugurado. Adriana Weska, em seu discurso, lembrou que o Governo Federal vem investindo fortemente nas universidades, com a criação de novas instituições pelo país. Até o fim de 2009, conforme a diretora, serão 59 universidades federais no Brasil.

O reitor da UFPel, em sua fala no ato de inauguração, frisou que o ambiente é o começo de uma biblioteca setorial para os cursos que serão instalados no campus a partir de 2010 e que todo o complexo do novo campus deverá ser inaugurado no fim do próximo ano, ato para o qual a UFPel pretende contar com as presenças do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Após os discursos, foi descerrada placa comemorativa ao ato, pela representante do MEC e por diretores de unidades acadêmicas da Universidade. Antes de ser conduzida pelo reitor a uma visita pelas instalações da Biblioteca e do campus Porto, Adriana Weska recebeu um exemplar do livro Portunhol na Fronteira Brasil Uruguai, convivência linguística, de autoria da professora Tatiana Ribeiro do Amaral.