Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UFPel realiza nona edição do curso de auditores de certificação de armazenagem

27 de Novembro de 2009

           A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem) da UFPel realizará, de 8 a 15 de dezembro, a nona edição do curso de Formação de auditores técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. A atividade será promovida pelo Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos(DCTA) da Faem, formando a equipe docente professores das faculdades de Agronomia e de Engenharia Agrícola da UFPel e de outras instituições convidadas.

            O curso ganha importância na medida em que para operarem com grãos de terceiros, financiados pelo sistema bancário ou com estoques da Conab, todas as unidades armazenadoras abrangidas pela Lei 9.973, de 29 de maio de 2000, devem estar certificadas até 31 de dezembro. Podem fazer o curso engenheiros agrônomos e agrícolas registrados no Crea. É preferível que os candidatos estejam envolvidos no setor, tendo um mínimo de um ano de atividades ou que tenham realizado curso ou treinamento de atualização tecnológica em armazenamento e conservação de grãos nos últimos cinco anos.

            A atividade, homologada em 4 de março de 2008 pela Comissão Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, visa, através de atualização tecnológica e operacional, formar auditores para atuar no Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, realizando a análise de conformidades das unidades armazenadoras.

Do programa do curso constam itens como Legislação brasileira de armazenamento; Legislação brasileira complementar de armazenamento; Fundamentos científicos e atualização tecnológica no armazenamento e na conservação de grãos; Estrutura de armazenamento no Brasil; Operações de pré-armazenamento, armazenamento e preservação de grãos; Caracterização do sistema de segurança e demais atividades de armazenamento; Auditagem e postura do auditor; aulas práticas no Laboratório, na planta piloto e em unidades armazenadoras de propriedades rurais, coletoras e do nível terminal; e provas teóricas e práticas. São 60 horas, incluindo conteúdos sobre industrialização de grãos.

Informações e inscrições no Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos, na sala 713 do DCTA da Faem, no campus Capão do Leão da UFPel,  fone (53) 32757258, ramais 205 ou 218, com o agrônomo Maurício Oliveira ou com o professor Moacir Elias, e-mails oliveira.mauricio@ibest.com.br, eliasmc@ufpel.tche.br ou eliasmc@uol.com.br .

 

Seção: Notícias