Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária aprova três projetos no CNPq

23 de Novembro de 2009

O Nupeec (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária) da Faculdade de Veterinária da UFPel aprovou três projetos no Edital Universal do CNPq. Um dos projetos, sob coordenação do professor Marcio Nunes Corrêa, compõe a tese do doutorando em Biotecnologia Augusto Schneider. Este projeto tem por objetivo estudar a administração de Somatotropina Recombinante Bovina (rBST) sobre o metabolismo energético e expressão de genes ligados a reprodução em vacas leiteiras periparturientes. Além disso, pretende-se estudar os efeitos do rBST na minimização de transtornos clínico-méditos no pós-parto, a partir de uma adaptação do metabolismo hepático às condições adversas do período de transição (pré e pós-parto).
Outro projeto aprovado, sob coordenação do professor Ivan Bianchi, trata do uso de Somatotropina suína (pST) sobre o desenvolvimento testicular e idade à puberdade de suínos pré-púberes, bem como sobre parâmetros de qualidade espermática e do metabolismo. Este projeto faz parte da tese de Viviane R. Rabassa no Programa de Pós-Graduação em Veterinária.
Sob coordenação do professor Francisco Augusto Burkert DelPino, foi aprovado também o projeto do mestrando em Biotecnologia Rubens Alves Pereira. O projeto visa desenvolver um produto que permita o fornecimento de fármacos através de aplicação intravaginal em vacas leiteiras em condições de balanço energético negativo. Este sistema permitirá o tratamento de doenças metabólicas tais como cetose, hipocalcemia e outras que acometem principalmente vacas leiteiras em produção.
Mais informações podem ser obtidas no site www.ufpel.edu.br/nupeec .