Docente da Informática tem tese aprovada com louvor

20 de Novembro de 2009

A tese de Doutorado em Ciência da Computação do professor Ricardo Matsumura de Araújo, do Departamento de Informática do Instituto de Física e Matemática(IFM) da UFPel, intitulada “Memetic Networks: Problem-Solving with Social Network Models”, orientada pelo professor Luis Lamb, da UFRGS, foi aprovada com louvor pela banca examinadora. A defesa ocorreu no dia 12 de novembro, com banca composta pelos professores Virgílio Almeida (UFMG), André Ponce de Leão (ICMC -USP) e Rafael Bordini (UFRGS).

A tese apresenta um modelo de solução de problemas que faz uso de uma busca paralela por soluções através da troca de informações por meio de uma rede social. Neste modelo, diversos agentes filtram colaborativamente informações que podem ser úteis para a construção de soluções eficazes para um problema, de forma a emular o processo de transmissão social de informações entre pessoas.