O doce de Pelotas como patrimônio cultural brasileiro

27 de Outubro de 2009

Nesta sexta-feira(30), às 17h, no auditório do Colégio São José, como atividade paralela do III Seminário Internacional de Memória e Patrimônio, promovido pelo curso de mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, ocorrerá a entrega oficial à representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), de solicitação de registro do doce pelotense como patrimônio cultural imaterial brasileiro.O pedido será encaminhado ao presidente do Iphan e é assinado por representantes do setor doceiro e colaboradores do projeto de pesquisa Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) Doce de Pelotas, que foi realizada por equipe do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia(Lepaarq) do Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel, sob coordenação da professora e antropóloga Flavia Maria Silva Rieth.A pesquisa e o pedido de registro resultam de uma parceria interinstitucional que envolveu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a 12ª SR-Iphan, a Secretaria da Cultura de Pelotas e o Lepaarq. Participaram da pesquisa, além da coordenadora, os professores Fábio Vergara Cerqueira, Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, Rogério Rosa, Mario Osório Magalhães, Cláudio Turra Magni, do ICH, e Francisca Michelon, do Instituto de Artes e Design(IAD), além dos estudantes Marília Kosby, atualmente mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Sociologia e Política(ISP), e o acadêmico de História Tiago Lemões da Silva.Clique no arquivo a seguir para conferir o convite.pdf para a cerimônia .