Paralelo 31°: Reverberações da Arte Contemporânea em Pelotas

21 de Outubro de 2009

convite.jpg O Instituto João Simões Lopes Neto está divulgando o Paralelo 31°: Reverberações da Arte Contemporânea em Pelotas.Trata-se de um projeto que se inciou na disciplina de Prática Profissional do Curso de Artes do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFPel.

Os alunos se reuniram para articular um circuito de arte que acontecesse paralelamente à Bienal do Mercosul, objetivando tirar proveito dessa efervescência cultural, mapeando as exposições que estariam acontecento nas datas entre 22 de outubro e 22 de novembro e articulando outras exposições em espaços alternativos ao circuito institucionalizado.

“Acreditou-se necessário ter um maior volume de exposições para que as pessoas se sentissem atraídas a estender seu percurso até Pelotas”, considera a professora Adriane Hernandez, do IAD. Os principais meios de divulgação do Paralelo são o Blog http://www.ufpel.edu.br/iad/paralelo31/, que funciona também como uma galeria de arte virtual(lá se encontra também um mapa da cidade com os locais de exposição http://www.ufpel.edu.br/iad/paralelo31/?page_id=126) e o mapa-convite(clique na imagem no começo do texto) realizado pela gráfica da UFPel que será distribuído nos espaços da Bienal do Mercosul em Porto Alegre.

No Instituto João Simões Lopes Neto, além da exposição de novos e de artistas já conhecidos no meio cultural pelotense, irão ocorrer projeções de vídeo-arte e duas palestras, do historiador de arte Paulo Silveira, autor do livro A Página Violada, que irá falar sobre o livro como veículo de criação artística (Livro de Artista) no dia 29 de outubro às 10h, e da historiadora e crítica de arte Neiva Bohns, que irá falar sobre Arte Contemporânea no dia 5 de novembro, às 18h.

Alguns artistas que estão participando do Paralelo 31°:

Angela Pohlman (gravura no Instituto João Simões),Vivian Herzog (desenho no Instituto João Simões),Francis Silva (intervenção no Instituto João Simões),Cíntia Langie (vídeo Instituto João Simões),Letícia Gomes (gravura no Café Monjolo),Bianca Dornelles (intervenção no pátio do Instituto João Simões ),Thiago Reis (intervenção no Pátio da Secult),Chico Machado (vídeo no Instituto João Simões),Rogério Franck (vídeo no Instituto João Simões e fotografia na Casa do Joquim),Letícia Prado (intervenção no pátio da Casa do Joquim),Ricardo Pellegrin (pintura na Casa do Joquim),Daniel Acosta (fotografia no Instituto João Simões),Cristiane Vergara (pintura no Instituto João Simões),Michele Larroza (pintura no Café Monjolo),Leonardo Caimes (fotografia no Café Monjolo e intervenção pátio da Casa do Joquim),Alice Porto (gravura no Café Monjolo)e Carla Santos (gravura no Café Monjolo).

Serviço:

Paralelo 31°

Abertura: 22/10 às 19:00 Instituto João Simões Lopes Neto, situado na Dom Pedro II, 810

Visitação: 23/10 à 22/11

Abertura estendida No Bar e Café Monjolo, a partir das 21h30min, com a banda Quarto de Rosa, na rua Conde de Porto Alegre, 221.