O Atlas Eletrônico de Histologia já está na internet

29 de Setembro de 2009

O atlas eletrônico “Histologia Básica Interativa”, de autoria das professoras Maria Gabriela T. Rheingantz e Iria Guimarães Machado, das disciplinas de Histologia do Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia da UFPel, foi disponibilizado na internet, hospedado no site da Universidade.
Inicialmente, o atlas foi publicado na forma de cedê. Recentemente, para facilitar o acesso dos alunos da UFPel, assim como para divulgar o material em outras instituições de ensino, o livro eletrônico foi colocado na rede.
O atlas apresenta fotomicrografias digitalizadas de lâminas histológicas, com a respectiva descrição, que fazem parte do acervo das disciplinas de Histologia, pertencente ao Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia. “É, portanto, um roteiro ilustrado das lâminas histológicas utilizadas nas aulas práticas de Histologia”, consideram as autoras.
A produção foi direcionada aos alunos, por isso as lâminas são identificadas por letras e números, de acordo com a sequência da caixa que cada acadêmico utiliza durante as aulas práticas, e organizadas por assunto, tecidos (Histologia Geral) e sistemas (Histologia Especial). Dessa forma, facilita-se a orientação, bastando seguir o sumário descrito em “Conteúdo”, dizem as professoras.
O aprendizado da Histologia depende da análise e compreensão de lâminas histológicas, o que ocorre em aulas práticas, ministradas nos laboratórios de microscopia. Geralmente, o acesso à coleção de lâminas fica limitado aos horários das aulas práticas, devido ao grande número de alunos, de diversos cursos, que utilizam esses laboratórios. Além disso, frequentemente o número de livros e atlas de Histologia, disponíveis nas bibliotecas das universidades, é insuficiente para todos os alunos que cursam esta disciplina. Diante disso, surgiu a ideia de disponibilizar um material didático ilustrado, acessível aos alunos, para complementar os conteúdos ministrados nas aulas de Histologia, na forma de um cedê Interativo. O atlas pode ser acessado no endereço