UFPel investe em seu sistema de bibliotecas

24 de Setembro de 2009

biblioteca-porto.JPG Preocupada em disponibilizar aos estudantes espaços mais condizentes com suas necessidades de pesquisa e que atendam aos projetos de expansão da Universidade, viabilizados pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UFPel concentra esforços no sistema de bibliotecas, que será contemplado com dois novos prédios, nos campus Porto e Capão do Leão. Para a compra de livros, já está em pregão um total de R$ 5 milhões.

Localizada na entrada da nova área acadêmica da UFPel, no antigo frigorífico Anglo, o prédio da Biblioteca do Campus Porto recebe os retoques finais e está pronto para ser inaugurado. A obra partiu de um imóvel já existente e compreendeu, além da reforma completa, as devidas adaptações para o funcionamento da nova biblioteca. No prédio, com área de 1.015 metros quadrados, dos quais 500 são destinados à área de livraria, foram investidos cerca de R$ 600 mil.

Por outro lado, em dez dias, terá início a obra da Biblioteca Central do Campus Capão do Leão, orçada em R$ 1,2 milhão, cujo processo de licitação foi vencido pela empresa Loki Engenharia Ltda. A biblioteca terá 1.476 metros quadrados.

Ligada à Pró-Reitoria de Graduação, a Coordenadoria de Bibliotecas vem priorizando a informatização das bibliotecas, com a aquisição de novos equipamentos de informática e bases de dados em CD e on-line, nacionais e internacionais. Sob sua coordenação está o BibNET – sistema de automação de bibliotecas, que está sendo desenvolvido em conjunto com o Centro de Informática e que consiste em um banco de dados, disponibilizado via internet, que permite armazenar e recuperar os documentos incluídos no sistema.

Atualmente em número de oito, as bibliotecas da UFPel localizam-se nas unidades acadêmicas e estão disponíveis à comunidade universitária. O atendimento é feito por bibliotecários e auxiliares treinados para orientar na utilização mais eficiente dos recursos informacionais que oferecem. A política de atualização do acervo bibliográfico obedece às prioridades de cada biblioteca e baseia-se nas listas de pedidos submetidas pelos docentes dos Departamentos das Unidades.

Entre os serviços oferecidos está o Empréstimo a domicílio, oferecido aos alunos, professores e funcionários da UFPel ou de instituições conveniadas, e a Biblioteca Digital, que, em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), disponibiliza as dissertações de mestrado e teses de doutorado dos programas de pós-graduação da UFPel em texto completo. A Biblioteca Digital apóia-se substancialmente nas experiências nacionais e internacionais da construção de bibliotecas digitais em ambientes acadêmicos e de pesquisa, integrando-se à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e à Networked Digital Library of Thesis and Dissertations (NDLTD), da Virginia Tech dos Estados Unidos.

A entrada em funcionamento da Biblioteca do Campus Porto não implicará na desativação de nenhuma outra do sistema, ao contrário do que ocorrerá quando for ativada a Biblioteca do Campus Capão do Leão, a qual serão agrupadas as atuais Bibliotecas de Ciência e Tecnologia e da Agronomia. A titular da Secretaria de Ensino Superior(Sesu) do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, deverá estar presente, em outubro, nos atos de inauguração da Biblioteca do Campus Porto.