UFPel presente em congresso baiano de pesquisadores negros

23 de Setembro de 2009

oficina5.JPG Entre os dias 23 e 26 de setembro estará acontecendo o 2º Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, na cidade de Feira de Santana, onde a UFPel será representada pela professora Rosemar Gomes Lemos, pertencente ao Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional do Instituto de Física e Matemática (IFM), e pela acadêmica de Direito Lisiane Gomes Lemos, que, além de fazer parte do mesmo grupo de pesquisa é colaboradora do projeto Edhuca (Escola de Direitos Humanos e Cidadania) da Faculdade de Direito.
oficina-e-bolsistas-4.JPG Somente o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura e do Instituto de Física e Matemática tornará possível à professora Rosemar coordenar uma das mesas-redondas, do GT 05 - Organizações e tecnologia. Nesta mesa, ela apresentará o trabalho “Tecnologias, novas atitudes e novos modos de agir - A experiência do Projeto de Mãos dadas com nossas raízes e nossos irmãos, Pelotas/RS”, que relata a experiência realizada através de um projeto de extensão, onde acadêmicos do curso de Artes Visuais - Habilitação em Design Gráfico, Direito e Educação Física, componentes do grupo DEA (Design + Escola + Arte), ministraram oficina de educação artística, desenvolveram material gráfico e artístico para divulgação do projeto realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Areal desde 2003. Além disso, o referido grupo executou a ambientação para o concurso de beleza negra realizado na Semana de Consciência Negra na mesma Escola.
O DEA é um dos grupos de extensão e pesquisa da UFPel que pauta pela aplicação dos conhecimentos construídos em sua formação acadêmica na busca da cidadania, formado por bacharelandos em Artes Visuais - habilitações Design Gráfico e Design Digital, licenciandos em Artes Visuais e Letras, além de graduandos em Direito das universidades UFPel, Furg e UCPel, Alan Gonçalves, Débora Alves, Helena de Faria, Lanna Collares, Lisiane Lemos, Mariana Garcia, Paulo Jeyson Paiva, William da Silva, Daniele Santiago e Nadiele Pires e Rafael Ferreira, sob a coordenação das professoras Rosemar G. Lemos, Ana Paula B. Araújo e a técnica em desenho, Catharina Motta, pertencentes à UFPel.
O II Congresso de Pesquisador@s Negr@s da Bahia será espaço para debates, em perspectiva multidisciplinar, sobre o tema: Outros caminhos das culturas afro-brasileiras: Confluências, Diálogos e Divergências. A partir deste tema, almeja investir em pesquisas sobre temas ligados às populações negras e suas culturas por meio de estímulos à produção e divulgação de novos estudos cuja temática sejam as diversas experiências das populações negras nas várias regiões.