35ª Conferência Latinoamericana de Informática prossegue na Faem

23 de Setembro de 2009

clei-2.JPG Aberta nesta terça-feira(22), no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), a 35ª Conferência Latinoamericana de Informática (Clei) proporciona a cerca 300 participantes, entre pesquisadores, docentes e estudantes de universidades e centros de pesquisas latino-americanos), a discussão sobre a pesquisa, o ensino e o crescimento da área de informática no continente. O evento é promovido anualmente pelo Centro Latinoamericano de Estúdios en Informática e, na edição de 2009 - a terceira realizada no Brasil em 35 anos -, tem como co-promotores a UFPel, a UCPel e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Paralelamente ao Clei 2009, estão sendo realizados o 17º Congresso Iberoamericano de Educação Superior em Educação (Ciesc 2009), o 16º Concurso Latinoamericano de Dissertações de Mestrado, a 5ª Conferência Latinoamericana de Redes de Computadores (Lanc 2009) e o 1º Encontro Latinoamericano da Mulher na Computação (Lawc 2009).
Um dos painéis mais importantes foi realizado às 16h, abrindo a programação. Durante mais de duas horas, foi discutido o tema Interiorização da tecnologia: O papel dos Parques Tecnológicos, em debate organizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas e que teve a participação do prefeito Adolfo Fetter Júnior, do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Arthur Lorentz,  e de representações de universidades gaúchas e do setor empresarial.
Abertura
Prestigiada pelo reitor Cesar Borges, da UFPel, a solenidade de abertura teve as participações do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Mário de Almeida Santos, representando o prefeito Fetter Jr, que precisou se ausentar; do presidente do Centro Latinoamericano de Estudos em Informática e presidente do Clei, Rodrigo Santos; do presidente da SBC, José Carlos Maldonado; de representações da UFPel, UCPel, Furg e IF-Sul.
Segundo o coordenador geral da Clei 2009 pela UFPel, Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro, além de sessões técnicas de apresentação de trabalhos, fóruns e palestras com personalidades da área de Informática, merecem destaque os três painéis - o primeiro, sobre os parques tecnológicos, outro sobre a História da Computação na América Latina, e um estudo de caso: a trajetória do curso de Ciência da Computação da UFPel. Cavalheiro destacou o aporte financeiro da Capes e CNPq, que viabilizou o evento em Pelotas, bem como o apoio da Reitoria da UFPel e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
“O ano de 2009 é muito especial para nós. Por ocasião das comemorações dos 40 anos da UFPel, nos esforçamos para trazer a Pelotas eventos de expressivo reconhecimento e esse momento representa um ápice em nossa proposta”, afirmou o diretor do Instituto de Física e Matemática (IFM/UFPel), destacando também os 40 anos do IFM, os 15 anos do curso de Computação da UFPel e os cinco anos do Departamento de Informática.
De sua parte, o presidente da Sociedade Brasileira de Computação, José Carlos Maldonado, afirmou que a integração da sociedade científica é uma das principais metas da entidade. “Trabalhamos fortemente por uma maior integração na América Latina, através do intercâmbio de professores e estudantes e do aperfeiçoamento da qualidade da gestão acadêmica. Ele destacou o trabalho do coordenador do comitê de programação da Clei 2009, professor Adenauer Corrêa Yamin, e a participação dos estudantes, que classificou como a sociedade do futuro.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pelotas, Carlos Mário Santos destacou o momento favorável ao desenvolvimento do município, por conta de uma maior sinergia existente entre a Universidade com o poder público e o setor produtivo.
Fechando a cerimônia, o reitor Cesar Borges enalteceu a habilidade dos organizadores do evento e também saudou a participação dos estudantes. Dirigindo-se ao presidente do Centro Latinoamericano de Estudios en Informática, o argentino Rodrigo Santos, ele afirmou que as fronteiras entre os países da América Latina são apenas virtuais e que a integração é feita através das pessoas e do esforço de suas instituições.