Infectologista da USP visita a UFPel

11 de Setembro de 2009

durigon.jpg A UFPel recebeu na manhã desta sexta-feira(11) a visita do professor Edison Luiz Durigon, titular da cadeira de Virologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), que veio a Pelotas proferir palestra sobre a Gripe A (H1N1), a convite das empresas Lifemed e Farmácia Natura.
Durigon, cuja vinda a Pelotas havia sido adiada em função de o palestrante haver sido contaminado pelo vírus da nova gripe, foi recebido pelo vice-reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes, no exercício da reitoria, e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Ernani Ávila. Ele estava acompanhado do diretor da Lifemed, Franco Pallamolla, e dos professores da UFPel João Carlos Deschamps e Odir Dellagostin.
Em entrevista à Coordenadoria de Comunicação Social, o professor da USP afirmou que a gripe - de qualquer espécie - é a doença que mais preocupa as autoridades de saúde devido às pandemias que pode provocar. Segundo ele, um surto mundial de gripe já era esperado desde o ano 2000. “Felizmente foi com esse vírus e não um pior. Não há barreiras para vírus, trata-se de um ciclo natural em que todas as medidas são paliativas, apenas ajudam a minimizar o problema, não a contê-lo”, enfatizou.
Edison Durigon admitiu que a Gripe A é mais letal do que a gripe comum se não forem tomados os cuidados necessários, como, por exemplo, o controle das pneumonias, mas disse que é preciso desmistificar várias questões relativas ao vírus da Influenza A, como o porquê da pandemia e a razão dos cuidados para se evitar a contaminação (uso de máscaras e a higienização das mãos).
Mesmo diante da aparente estabilização do quadro evolutivo da nova gripe, a Reitoria da UFPel, diante da proximidade do reinício das atividades acadêmicas, está reiterando os termos da Portaria nº 1.158, que designou Comissão Especial, composta pelos servidores Afrânio Krüger, Ana Carolina Issler Ferreira Kessler, Marilene Farinha, César Pinheiro e Adrienne Sassi Oliveira, para, sob a presidência do primeiro, orientar, prevenir e tratar eventuais casos de Influenza A (H1N1) no âmbito da Universidade.
“A Comissão se mantém em plena atividade, atenta à eventual evolução da doença e em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias”, observou o reitor em exercício.