Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Conservatório de Música comemora 185 anos da imigração alemã com duo

27 de Agosto de 2009


imagem1.jpgEm colaboração com o Consulado Geral da Alemanha, o Ministério das Relações Exteriores e o Estado de Baden-Würtemberg, o Conservatório de Música tem a satisfação de apresentar o Karlsruher Konzert-Duo como parte de suas atividades de extensão e da comemoração aos 185 anos da imigração alemã no Estado do RS.

 

O duo premiado internacionalmente passa pelo Rio Grande do Sul com apresentações em Porto Alegre, Pelotas e segue para Montevidéu. O evento acontecerá no dia 04 de setembro no Conservatório de Música da UFPEL às 20h. A entrada é franca.

 

Karlsruher Konzert_Duo

Desde seu início em 1997, o Karlsruher Konzert-Duo, com seus membros Reinhard Armleder (cello) e Dagmar Hartmann (piano), se estabeleceu como um bem sucedido duo ganhando concursos internacionais na Alemanha e outros países europeus.

 

Primeiros prêmios em concursos internacionais de música de câmara são contabilizados em Moncalieri (Itália), 1999, Racconigi (Itália), 2001, e no U.F.A.M. Competition em Chaville (France), 2003. Além destes, venceram o concurso “Lorenzo Perosi” 1999 em Biella (Itália), o “12ème Concours Pierre Lantier” 2000 em Paris (França) e o “Concourso Vittoria Caffa Righetti” 2003 em Cortemilia (Itália).

 

Em 1997 receberam bolsas do “Braunschweiger Kammermusikpodium” e em 2000 do curso internacional de música de câmara para conjuntos do “Jeunesses Musicales Germany” e da “Fundação Internacional para a Promoção da Cultura e Civilização” em Munique (Alemanha).

Além de várias gravações para estações de rádio na Alemanha (SWR) e Rússia (Estação de Rádio do Estado Russo “Orfeus”), o duo se apresenta regularmente em festivais prestigiosos na Alemanha e fora dela.

 

Concertos já foram realizados em Israel (1998/2003), Suíça (2001), França (2003/2008), Japão (2005) e Turquia (2006).

 

Em 2006, por convite da Beethoven Society, fizeram seu debut nos EUA em Washington seguido por performances em Miami, Filadélfia, São Francisco e Los Angeles. Numa segunda turnê americana em 2007 se apresentaram em Atlanta, Nova York, Filadélfia, Boston, Chicago e Montreal. Em 2008 o Karlsruher Konzert-Duo fez turnê passando pela França (Bordeaux), Oman (Mascat), Kuwait, Rússia (Moscou e São Petersburgo), Polônia (Gdansk) e Itália (Neapel). 

 

Na turnê de fevereiro de 2009 o Duo se apresentou na Turquia (Istambul) e, pela primeira vez, em Cyprus (Nicosia), Syria (Damascus, Aleppo) e Líbano (Beirut, Jounieh, Balamand). Na turnê de março deste ano o Duo se apresentou em Barém e Arábia Saudita.

Seção: Notícias