Exposição Tempo de amar, no Corredor Arte

27 de Agosto de 2009

dsc_2272.jpgAté o dia 02 de setembro o Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU recebe a exposição “Tempo de Amar”, das artistas Eneida Silveira Martí e Rita Westendorff.

Cada uma, de sua forma, demonstra o amor através da arte. Eneida com suas gordinhas charmosas, desperta a simpatia do observador, enquanto a obra de Rita traz alegria e descontração devido ao intenso colorido das releituras do artista Romero Britto. Para elas, a pessoa que ama é mais feliz, mais alegre e consegue se doar para os outros de uma maneira melhor.

Segundo Rita, a combinação de desenhos com traço quase infantil e o equilíbrio das cores vibrantes de Romero Britto a motivaram a fazer as releituras. “As obras de Romero retratam amor, vida e muita alegria. É o que precisamos neste mundo conturbado”, destaca.

Para Eneida, o objetivo do trabalho é plantar e ajudar a distribuir a semente do amor. “Hoje em dia a carência de amor é muito grande, de todas as formas, entre homem e mulher, pais e filhos, natureza… por isso colocamos nas telas toda a nossa paixão, pensando que o que plantamos, colhemos”, explica. “Queremos levar alegria para as pessoas que, de maneira geral tem tantos problemas, e muitas vezes somente olhar para as telas já dá um bem-estar”, completa.

Uma curiosidade é que nas obras de Eneida, tanto as gordinhas como os gordinhos, que são caracterizados por bombachas, alpargatas e sempre acompanhados do chimarrão, não tem o rosto pintado, o que para a artista é uma opção. “Não coloco rosto para as pessoas se identificarem, para não ficar um personagem só”, explica.

Para todos os que trabalham e transitam diariamente no HE, o Corredor Arte proporciona um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo em constante renovação, pela diversidade de obras e artistas. Enquanto os pacientes, visitantes e acompanhantes têm a oportunidade de buscar neste espaço o conforto, a compreensão ou simplesmente a distração diante desse momento difícil que é a internação hospitalar.

O Corredor Arte funciona no corredor principal do Hospital Escola UFPel/FAU, na rua Prof. Araújo, 538. A visitação pode ser feita diariamente das 8h às 22h.