Trabalho apresentado pela UFPel aborda as novas tecnologias na educação contemporânea

21 de Agosto de 2009

snapshot_001.png Educação Contemporânea: A relação alunos e tecnologias, foi o título do trabalho apresentado pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e graduando em Filosofia da UFPel, Rogério Weymar, no 6º Congresso Internacional de Educação da Unisinos. O trabalho, coordenado pela professora Rosária Sperotto, foi apresentado no dia 19 último, através do sistema Second Life, e retransmitido aos participantes do congresso que estavam no auditório principal.
O trabalho de Weymar apresenta os resultados de uma pesquisa recente realizada com alunos do 2° ano do Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular do município de Pelotas, que teve como objetivo investigar sobre a utilização das mídias e TICs (tecnologias da informação e comunicação) no dia-a-dia destes adolescentes. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, quando foram analisadas as respostas de 64 jovens, com faixa etária entre 15 e 18 anos de idade.
Os jovens foram questionados sobre as ferramentas de comunicação que possuem e as que mais usam, se utilizam computador, celular, mp3, mp4, TV e DVD, bem como se utilizam a internet para pesquisar, enviar e-mail, manter blog, baixar músicas, vídeos e programas, e se deixam comentários em sites.
Observou-se que os alunos utilizam freqüentemente variados equipamentos tecnológicos, demonstrando um grande domínio sobre os mesmos. Estes adolescentes imergiram na utilização das mídias e TICs, e aprendem o seu uso através da experimentação, troca de experiências, curiosidade, enfim, por todas as formas que a escola deseja que aprendam os componentes curriculares
“A partir de observações realizadas ao longo de minha trajetória como professor, percebi o quanto meus alunos utilizavam as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como forma de lazer, comunicação, pesquisa e construção de trabalhos escolares.
Não podemos ignorar o fato de que nossos alunos imergiram na utilização de todo o tipo de mídia e uso das tecnologias”, observa o pesquisador.
Conclusões
Na pesquisa pôde-se constatar que os alunos utilizam frequentemente equipamentos tecnológicos como computador, celular, TV, DVD, MP3, MP4, e ferramentas de comunicação como o Orkut e o MSN. Observando este perfil dos estudantes de hoje, percebemos que a escola e os professores não podem ficar alheios a esta realidade e sim, aproveitá-la para desenvolver aulas mais interessantes proporcionando uma educação mais significativa.