Hospital-Escola da UFPel introduz software de evolução do paciente

21 de Agosto de 2009

software-he.JPG A ADSWeb, voltada para o desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação, desenvolve projetos de informatização hospitalar com o objetivo de facilitar e qualificar os serviços prestados no Hospital-Escola UFPel/FAU. Visando a atualização e modernização do atendimento aos pacientes no hospital, diversos setores receberam softwares desenvolvidos pela ADSWeb com as necessidades individuais de cada um, sem precisar utilizar o serviço de terceiros, na maioria das vezes não adaptados à realidade do hospital.
Neste mês, a Enfermagem do HE foi a contemplada com o sistema de implantação da evolução informada do paciente. O software, implantado há duas semanas, já estava em fase de testes desde o início do mês, tempo para adaptações e ajustes que são feitos para que todos se acostumem. “Foi uma idéia coletiva, mas a ADSWeb foi a maior incentivadora”, contou a supervisora de Enfermagem, Ângela Catarina.
O objetivo deste sistema é informatizar todos os registros dos pacientes, para acessar sempre que necessário, com mais facilidade, pois até então isto era feito manualmente. A medida de implantação do novo sistema trará mais agilidade e segurança, aprimorando o atendimento aos usuários. Toda a equipe, desde nutricionista, médico, enfermeiro, fisioterapeuta, possui acesso ao software e não precisa ir atrás do prontuário do paciente quando necessita, é imediato. “O programa é muito simples e de fácil acesso para todos”, comentou a gerente de Enfermagem Gilmara.
“Antigamente era uma dificuldade chegar até o histórico do paciente. A realidade hoje é outra. Todos os exames que um paciente fez estão registrados por período no sistema, facilitando o trabalho de todos dentro do HE e a vida do paciente também”, explicou Ângela Catarina. O médico residente Alberto Sandes de Lima confirma a importância do sistema. “Facilita a rapidez no registro sem perder conteúdo, pois é imediato. Auxilia no trabalho de todos, na medida que a informação está à disposição de equipes multidisciplinares. Veio para completar o que já estava sendo feito”, comentou.
“Na implantação do Software ADSHospitalar, em especial a Evolução da Enfermagem, fui muito bem recebida pela equipe da Enfermagem do HE. Posso dizer que foi outra das muitas parcerias que deram certo”, comentou a gerente de Desenvolvimento e Tecnologia da ADSWeb, Beatriz Ribeiro.
Além do programa, a ADSWeb disponibilizou um mini-computador portátil que está em fase de experimentação, para facilitar ainda mais o trabalho da equipe. “Temos dificuldades pela quantidade de computa-dores disponíveis, por isso a necessidade de deslocamento”, explicou Ângela Catarina.
“A FAU está constantemente utilizando a tecnologia da informação a favor da saúde. Com projetos como este facilitam o ensino, a pesquisa e a extensão e todos saem ganhando - os profissionais e estudantes, por terem o trabalho facilitado e o paciente, que é mais bem atendido. “Este foi só o começo. Espero ainda que possamos desenvolver muitas outras tecnologias em parceria”, observou Beatriz Ribeiro.