CAPES aprova criação do Mestrado em História - Concentração: Fronteiras e Identidades

21 de Agosto de 2009

Conforme informação divulgada pela CAPES/MEC, foi aprovado o Curso de Mestrado em História da UFPel, cujas atividades deverão iniciar-se já no primeiro semestre de 2010. A área de concentração definida foi “Fronteiras e Identidades”, contando com três linhas de pesquisa, “Política e Estado”, “Sociedade e Cultura” e “Artes e Conhecimento Histórico”.

De acordo com o coordenador-adjunto do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel, Fernando Camargo, a aprovação do curso é resultado do esforço coletivo dos professores de História da Universidade em busca de ensino e pesquisa de qualidade.

“A proposta aponta para o estudo de fenômenos históricos não com base num espaço geográfico ou grupo específico, mas na própria idéia de fronteira e de identidade em si mesmas e as múltiplas possibilidades de interpretação e aplicação desses dois conceitos”, explicou Camargo.

Camargo destaca que este será o segundo pós-graduação stricto sensu com estas características, sediado em instituição pública, no Rio Grande do Sul, e o primeiro na metade Sul do Estado, abrindo caminho para a expansão do estudo da história numa perspectiva acadêmica e permanente.

O Edital de seleção do curso deverá ser publicado em outubro do corrente ano.