UFPel promove a IV Feira Regional Sul-Rio-Grandense de Ciências

31 de Julho de 2009

No período de 26 a 29 de agosto, a Universidade Federal de Pelotas, através do Necim – Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática, realizará a IV Feira Regional Sul-Rio-Grandense de Ciências e o V Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática – “Ciências na Educação Básica”, tendo por local o Conjunto Agrotécnico “Visconde da Graça”. Já confirmaram participação os professores José Antonio Resines Gordaliza, da Unileon, Espanha, e Juan Gavilan, da Universidade de Concepción, Chile; bem como o coordenador-geral de Tecnologias da Educação, da Secretaria de Educação Básica do MEC, Cláudio Fernando André.

O coordenador do Necim, professor Vitor Hugo Borba Manzke, informou que, de acordo com a programação elaborada, os representantes do Brasil, Espanha e Chile, em mesa-redonda que ocorrerá no dia 28, às 8h, abordarão o tema “O Ensino de Ciências na Educação Básica” em seus respectivos países, possibilitando importante troca de informações e experiências.

Dirigido a professores e/ou alunos das licenciaturas, e visando a contribuir no processo de Formação Continuada de Professores, além da mesa-redonda diversas atividades serão desenvolvidas durante o Simpósio, viabilizando aos participantes o relato de suas vivências tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Médio, sendo o objetivo principal a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática. Segundo Manzke, apresentações orais e através de banners, mini-cursos e palestras oportunizarão expressivos e benéficos intercâmbios de conhecimentos, contribuindo para dar mais estímulos e também na atualização dos docentes.

O coordenador do Necim esclareceu que, a exemplo das edições anteriores, a IV Feira e o V Simpósio continuarão a aproximar a UFPel do Ensino Básico e de sua realidade, cumprindo mais uma vez um de seus papéis, qual seja o de se aproximar da sociedade. “Também dará oportunidade de melhor preparo aos acadêmicos, que com certeza se tornarão profissionais mais respeitados no mercado de trabalho”.

INSCRIÇÕES

Os interessados em participar do Simpósio, sem apresentarem trabalhos, poderão se inscrever até o dia 21, por intermédio do site www.ufpel.edu.br/necim, no qual estão disponibilizadas todas as informações sobre os eventos, incluindo a programação.

FEIRA

A IV Feira Regional Sul-Rio-Grandense de Ciências, especificamente, será realizada no dia 29 de agosto, pela manhã e à tarde, com exposição e apresentação de trabalhos. Para participar, os interessados deverão procurar  a Secretaria Municipal de Educação ou a Coordenadoria Regional de Educação/RS de seu Município ou buscar informações na página do Necim.