Arte em comemoração aos 30 anos da Asufpel

27 de Julho de 2009

arte-2.JPG O Corredor de Arte do Hospital Escola UFPel/FAU reúne até o dia 5 de agosto uma exposição do grupo de pintura artística da Asufpel - Sindicato, em comemoração aos 30 anos da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas. Os vinte e nove trabalhos, em acrílico sobre tela, representam paisagens, flores, casarios, natureza estática e moderna.arte.JPG O grupo é formado por 13 participantes, em atividade ou aposentados da UFPel, que tiveram contato com a pintura artística pela primeira vez. O projeto é uma iniciativa da coordenadoria dos aposentados da Asufpel com o objetivo de oferecer uma tarde por semana de arte para seus associados.
arte-1.JPG A finalidade do trabalho é incentivar os participantes a buscarem nas construções práticas novas experiências, fortalecendo o seu lado sensível, imaginativo, criativo e artístico.
O grupo, coordenado pela professora Eva Fuentes, tem os seguintes integrantes: Maria Tereza Fujii, Sandra Dias, Zedeni Bram, Iany Langone, Mara Alcântara, Neidelina Arduim, Iolanda Colomby, Marina dos Santos, Elaine da Fontoura, Eny Maria de Souza, Lia Pereira, Silvana Gularte e Neucy Amaral. As alunas se reúnem, em média, há três anos.
A exposição, que é a primeira do grupo, é uma oportunidade para as alunas mostrarem seu talento e evoluírem ainda mais.

O Corredor Arte nasceu de uma parceria entre o Hospital Escola e o Instituto de Artes e Design da UFPel. O Corredor é pioneiro na região em matéria de ambientação hospitalar, oferecendo uma idéia de descontração e alegria aos pacientes, funcionários e visitantes pelo contato direto com a arte. Aliviando as tensões advindas dos problemas enfrentados na rotina hospitalar, a arte exposta no Corredor também adquire valor terapêutico.